ESPECIAL BRASILEIRÃO: Flamengo supera Palmeiras e leva mais um título; Mirassol surpreende
Ao fim das 38 rodadas, o Flamengo confirmou a melhor campanha e conquistou o título nacional, coroando uma temporada praticamente perfeita.
O Palmeiras acabou ficando em segundo, à frente de Cruzeiro e Mirassol
Campinas, SP, 24 (AFI) – O Campeonato Brasileiro de 2025 encerrou sua 70ª edição mantendo o equilíbrio que marcou a era dos pontos corridos, com disputa intensa pelo título, briga acirrada por vagas continentais e definições dramáticas na parte de baixo da tabela. Ao fim das 38 rodadas, o Flamengo confirmou a melhor campanha e conquistou o título nacional, coroando uma temporada praticamente perfeita.
O Flamengo fechou o campeonato com 79 pontos, sustentado por um ataque eficiente e um desempenho consistente ao longo de toda a competição. O título foi confirmado no Maracanã, com vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, poucos dias depois da conquista da Copa Libertadores. Com isso, o clube repetiu o feito de 2019 ao levantar os troféus nacional e continental na mesma temporada, chegando ao oitavo título brasileiro de sua história.
Vice-campeão, o Palmeiras viveu um desfecho oposto ao do rival. Líder em boa parte do campeonato, o time paulista entrou na reta final com vantagem importante, mas acumulou tropeços decisivos nas últimas rodadas. As duas derrotas nos confrontos diretos contra o Flamengo pesaram, mas a sequência irregular foi determinante para a perda da liderança e permitiu a ultrapassagem rubro-negra na fase decisiva da competição.

Na sequência da tabela, o Cruzeiro terminou na terceira colocação e garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Logo atrás, o Mirassol foi a grande surpresa do campeonato. Estreante na Série A, o clube do interior paulista encerrou a competição em quarto lugar, com 67 pontos, assegurando classificação inédita à Libertadores e consolidando uma das melhores campanhas de um debutante desde a adoção dos pontos corridos.
Fluminense e Botafogo completaram o grupo dos seis primeiros colocados e também garantiram presença direta na Libertadores. O Bahia terminou em sétimo e assegurou vaga na fase preliminar do torneio continental. São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro, Santos, Corinthians e Vasco da Gama fecharam a lista dos classificados à Copa Sul-Americana de 2026.
REBAIXAMENTO!
Na parte inferior da tabela, o Sport foi o primeiro clube a ter o rebaixamento confirmado à Série B, ainda de forma antecipada, após a goleada sofrida diante do Flamengo, na Arena de Pernambuco. O Juventude caiu na antepenúltima rodada, em um desfecho que envolveu resultados paralelos e definiu sua permanência na zona de descenso.
A última rodada selou os rebaixamentos de Ceará e Fortaleza. Os arquirrivais cearenses acabaram derrotados por Palmeiras e Botafogo, respectivamente, e fecharam a lista dos clubes que disputarão a Série B em 2026. Foi a primeira edição do Brasileirão por pontos corridos em que três equipes da região Nordeste terminaram rebaixadas.
O Santos também viveu um fim de campeonato sob risco de rebaixamento. A equipe entrou nas rodadas finais pressionada, mas contou com a decisão de Neymar, que atuou no sacrifício, adiou uma cirurgia e foi peça determinante para a reação que garantiu a permanência do clube na Série A.
O Brasileirão 2025 também marcou a ausência de clubes do Paraná na Série A, algo que não ocorria desde 1990, reflexo do rebaixamento do Athletico Paranaense na temporada anterior. Além disso, a competição teve uma pausa entre junho e julho por conta da disputa do Mundial de Clubes, exigindo ajustes no calendário e no planejamento das equipes.






































































































































