Novo treinador do Fortaleza elenca desafios após fracasso e rebaixamento em 2025

O treinador reforçou que o trabalho em 2026 será pautado pela seriedade e pelo respeito a todas as competições

O treinador, que teve passagens por Juventude e São Paulo, falou sobre os desafios de recolocar o Leão na Série A do Campeonato Brasileiro no próximo ano

Fortaleza
Foto: Leonardo Moreira/FEC

Fortaleza, CE , 16 (AFI) – A apresentação do técnico Thiago Carpini, que comandará o Fortaleza na temporada de 2026, ocorreu nesta segunda-feira, na sede do Tricolor do Pici. O treinador, que teve passagens por Juventude e São Paulo, falou sobre os desafios de recolocar o Leão na Série A do Campeonato Brasileiro no próximo ano, após o rebaixamento.

“Quero agradecer a oportunidade e a confiança no meu trabalho. Espero contar com o apoio de todas as pessoas que fazem parte do Fortaleza para que possamos buscar êxito e devolver o clube ao lugar de onde nunca deveria ter saído. É claro que o torcedor não desejava o rebaixamento, mas ele aconteceu. Cabe a nós encarar essa situação com a grandeza que o Fortaleza tem”, destacou Carpini durante a coletiva.

CAUTELOSO

Ao abordar o elenco e a identidade que pretende implementar na equipe — que há seis anos não conta com técnicos argentinos —, o treinador adotou um discurso cauteloso e indicou que o grupo deverá passar por ajustes, inclusive com a redução do número de atletas.

“É difícil falar em números. O Fortaleza já possui um elenco bastante qualificado. Algumas adaptações serão necessárias para a Série B, mas são ajustes que estamos analisando internamente. Primeiro, precisamos entender o que temos à disposição e identificar as principais carências para o início da temporada”, explicou.

40 JOGADORES

Atualmente, o clube conta com quase 40 jogadores no elenco profissional. Segundo Carpini, esse número pode diminuir. “Talvez, pelas circunstâncias, seja necessário reduzir um pouco o grupo, até para dar mais atenção aos atletas. Particularmente, gosto de trabalhar com um elenco mais enxuto”, afirmou.

2026

O treinador reforçou que o trabalho em 2026 será pautado pela seriedade e pelo respeito a todas as competições. “Fala-se muito sobre o acesso, mas também teremos o Campeonato Cearense, que o Fortaleza não conquista há dois anos, e isso também é um desafio importante. Vamos buscar potencializar as coisas boas de 2025, apesar do momento difícil vivido pelo clube”, concluiu.