Série A2: Paulo Roberto projeta evolução gradual do Votuporanguense
Treinador detalha planejamento, avalia jogos-treino e comenta novo formato do Paulista em coletiva semanal do Votuporanguense.
Votuporanga, SP, 11 (AFI) – O Votuporanguense segue firme em sua preparação para a temporada de 2026. Em entrevista coletiva realizada na última terça-feira (9), o técnico Paulo Roberto apresentou um panorama completo do trabalho nas últimas semanas, avaliou os primeiros testes em campo e comentou o novo formato do Campeonato Paulista.
PLANEJAMENTO EM TRÊS ETAPAS
O treinador explicou que a pré-temporada foi dividida em três blocos estratégicos: escolha e montagem do elenco, preparação técnica, tática e física, e definição do time para a estreia. Segundo ele, o clube vive atualmente a segunda fase, com foco em treinos integrados e jogos-treino.
— Dividimos o projeto em blocos para organizar melhor o desenvolvimento da equipe. Nesta fase, trabalhamos intensamente a parte física e tática, além dos testes com o Sub-20, que nos trouxeram dificuldades importantes para a evolução do grupo — afirmou Paulo Roberto.
Nos dois jogos-treino realizados contra a base, o treinador rodou bastante o elenco para observar diferentes comportamentos e dar minutagem a todos.
RESPOSTA DO ELENCO E PRIMEIROS TESTES
Paulo Roberto destacou o comprometimento dos atletas nesta fase inicial. Segundo ele, entrega, seriedade e disposição têm sido pontos fortes do grupo neste início de preparação.
— Estamos revezando bastante o elenco para que todos entendam nossa proposta de jogo. Em breve, vamos aumentar a minutagem para cerca de 70% ou 80% de uma base, buscando maior entrosamento — explicou.
A comissão técnica também monitora os adversários do estadual, especialmente o time da primeira rodada, mesmo reconhecendo que, antes da estreia, é difícil ter um diagnóstico completo das equipes rivais.
— Todos monitoram todos. Ainda assim, já levantamos dados importantes para nossa preparação — disse o treinador.
NOVO FORMATO AGRADA E EXPECTATIVA PARA A ESTREIA
Com o mercado aquecido, Paulo Roberto acredita que pelo menos seis equipes chegam fortes pelas contratações feitas para 2026. Sobre o possível time titular, o treinador preferiu cautela e disse que ainda há etapas importantes de testes antes da definição final.
— Estamos longe de uma definição final. Montamos praticamente um novo elenco, então várias situações ainda serão testadas. O importante é chegar na última semana com ao menos 90% da equipe definida — pontuou.
O comandante também elogiou a reformulação promovida pela Federação Paulista para a próxima temporada, que inclui quadrangulares e fases adicionais.
— Me agradou bastante. É uma competição com mais espaço para ajustes, diferente dos formatos curtos, em que não há tempo para recuperação — avaliou.
Em tom comemorativo, o técnico deixou uma mensagem pelos 16 anos do clube, completados nesta semana.
— É um clube jovem, mas com grandes conquistas recentes. É uma honra fazer parte desta história. Que venham novos títulos e objetivos alcançados — declarou.
A coletiva marcou o início de uma prática semanal do Votuporanguense, que passará a disponibilizar entrevistas às segundas-feiras com apoio de patrocinadores e parceiros oficiais.






































































































































