Cruz Azul 1 x 2 Flamengo - Rubro-Negro avança no Intercontinental
Time comandado por Filipe Luís vence mexicanos com atuação de gala de Arrascaeta, que marcou os dois gols do triunfo
Flamengo supera Cruz Azul e encara o Pyramids na próxima fase do Intercontinental; vencedor decide o título contra o PSG
Campinas, SP, 10 (AFI) – O Flamengo está garantido na terceira fase da Copa Intercontinental. O clube carioca venceu o Cruz Azul, do México, por 2 a 1, e manteve vivo o sonho de conquistar o mundo pela segunda vez. A equipe enfrentará o Pyramids, do Egito, no sábado (13), às 14h, em duelo que decidirá o adversário do Paris Saint-Germain na grande final do torneio.
O duelo foi definido como o ‘Derbi das Américas’, já que reuniu os atuais campeões da Libertadores (Flamengo) e da Liga dos Campeões da Concacaf (Cruz Azul).
PRIMEIRO TEMPO
O Flamengo começou o confronto dominando seu adversário, exercendo a pressão ofensiva característica do esquema tático do técnico Filipe Luís e diminuindo os espaços do Cruz Azul no meio-campo. A postura surpreendeu os mexicanos, que tiveram dificuldades de ameaçar a defesa rubro-negra.
A pressão deu resultado logo aos 14 minutos da primeira etapa. Em um erro na saída de bola, Piovi entregou um ‘presente’ para Arrascaeta dentro da área. O uruguaio driblou o goleiro Gudiño com facilidade para anotar o primeiro gol do jogo.
Após o gol, o Flamengo não manteve a mesma intensidade e viu o Cruz Azul crescer na partida. Aos 41 minutos, Gabriel Fernández recebeu cruzamento de Rotondi e cabeceou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento no início da jogada. O alívio rubro-negro durou pouco. Dois minutos depois, Jorge Sánchez marcou um golaço após corte errado de Carrascal e deixou tudo igual.
SEGUNDO TEMPO
O Flamengo voltou do intervalo com uma postura diferente em relação à forma que terminou o primeiro tempo. Além disso, Filipe Luís promoveu a entrada de Gonzalo Plata no lugar de Samuel Lino.
A equipe pressionou e criou boa chance aos três minutos. Arrascaeta encontrou Bruno Henrique, que invadiu a área pela direita e finalizou para defesa de Gudiño em dois tempos.
Aos 21 minutos, Everton Cebolinha substituiu Carrascal e acelerou ainda mais o ataque do Flamengo, que já apresentava mais mobilidade desde a entrada de Plata.
VITÓRIA RUBRO-NEGRA
Cinco minutos depois de entrar, Cebolinha deu um belo passe para Arrascaeta, que invadiu a área e tentou um passe para Bruno Henrique, afastado parcialmente pela defesa. A bola voltou no uruguaio, que finalizou de cobertura para desempatar o jogo. O zagueiro Piovi ainda tentou tirar a bola, mas ela já havia passado da linha do gol.
Na sequência da partida, o Cruz Azul foi para o tudo ou nada e pressionou a defesa de Filipe Luís, promovendo as entradas dos meias Faravelli e Luka Romero. No entanto, as alterações não conseguiram furar o sistema defensivo do Flamengo, que ainda teve algumas oportunidades de ampliar a vantagem, mas não conseguiu aproveitar.
PRÓXIMOS PASSOS
‘Campeão’ da América, o Flamengo ganha moral para enfrentar o Pyramids na próxima fase da Copa Intercontinental. Os egípcios também chegam em alta, já que para avançarem no torneio, venceram Auckland City, da Austrália, e Al-Ahli, da Arábia Saudita.
O PSG, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, é o único clube com vaga garantida na final, que acontecerá na próxima quarta-feira (17), a partir de 14h.





































































































































