Avaí atrasa parcela da RJ e credores acionam falência

Ao menos dois escritórios, responsáveis por 16 credores, ingressaram com o pedido de falência

Procurado, o Avaí declarou que os pagamentos “vêm sendo feitos de forma regular desde a homologação do acordo”

Avai atrasa parcela e credores acionam falencia
O Avaí vive momento de reformulação interna - Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

Florianópolis, SC, 09 (AFI) – A crise financeira do Avaí ganhou novo capítulo nesta semana. O clube catarinense foi alvo de pedidos de falência após não quitar a parcela de dezembro da Recuperação Judicial (RJ), estimada em R$ 350 mil e com vencimento no dia 1º.

O atraso levou escritórios de advocacia, que representam parte dos credores, a recorrer à Vara Regional de Recuperações Judiciais, Falências e Concordatas da Capital.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

VAI ACATAR?

Ao menos dois escritórios, responsáveis por 16 credores, ingressaram com o pedido de falência. Outro escritório, representando um credor específico, solicitou manifestação urgente do clube sobre a regularização do débito, sob pena de ser configurado descumprimento do Plano de Recuperação Judicial.

Procurado, o Avaí declarou que os pagamentos “vêm sendo feitos de forma regular desde a homologação do acordo” e demonstrou surpresa com o pedido apresentado na Justiça. O clube ressaltou que aguarda a intimação para se posicionar formalmente no processo, reforçando que o procedimento da RJ é conduzido “de forma séria e de acordo com todos os parâmetros legais”.

Agora, o juiz responsável pela Vara Regional analisará as solicitações e definirá os próximos passos, podendo exigir manifestação do clube ou avaliar o prosseguimento dos pedidos de falência.

RJ DO AVAÍ

O Avaí entrou com pedido de Recuperação Judicial em abril de 2023, depois de avaliação interna apontar o mecanismo como a alternativa mais viável para reorganizar dívidas. No mesmo mês, a Justiça deferiu o pedido e determinou a suspensão de execuções e ações contra o clube.

Em fevereiro de 2024, os credores aprovaram o Plano de Recuperação Judicial, que prevê o pagamento de aproximadamente R$ 43 milhões em dívidas cíveis e trabalhistas ao longo de 12 anos. O acordo foi homologado em dezembro de 2024, dando início aos pagamentos previstos no plano.

Veja a nota oficial do Avaí (na íntegra):

“O processo de Recuperação Judicial do Avaí é desde sempre conduzido de forma séria e de acordo com todos os parâmetros legais. A proposta apresentada aos credores foi aprovada em primeira assembleia e os pagamentos vêm sendo feitos de forma regular desde a homologação do acordo. Diante disso, vê com surpresa a informação e aguarda intimação para se pronunciar no processo.”

Confira também: