Guanaes mantém cautela para 2026 após ano mágico pelo Mirassol "Objetivo é ficar na Série A"
Mesmo após terminar o Brasileirão no quarto lugar e garantir uma vaga direta na Copa Libertadores, o técnico de 44 anos destacou que 2026 exigirá ainda mais do clube do interior paulista
Eleito melhor treinador no prêmio Bola de Prata, Rafael Guanaes celebrou a temporada histórica do Mirassol, mas tratou de frear qualquer euforia sobre o futuro.
Mirassol, SP, 8 – Eleito melhor treinador no prêmio Bola de Prata, Rafael Guanaes celebrou a temporada histórica do Mirassol, mas tratou de frear qualquer euforia sobre o futuro.
Mesmo após terminar o Brasileirão no quarto lugar e garantir uma vaga direta na Copa Libertadores, o técnico de 44 anos destacou que 2026 exigirá ainda mais do clube do interior paulista.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
“A gente não consegue começar o Brasileiro do ano que vem em quarto lugar. Começa tudo do zero. O objetivo do Mirassol continua sendo permanecer na primeira divisão. A expectativa mudou pelo resultado de 2025, mas ainda é o objetivo compatível com a capacidade do clube“, disse.
Guanaes ressaltou que o primeiro passo para o próximo ano é manter a espinha dorsal da equipe, fundamental para preservar a cultura, as ideias e o ambiente de profissionalismo que marcaram o dia a dia do Mirassol em 2025. Para o treinador, a construção coletiva foi a grande responsável pelo desempenho acima das expectativas.
TEMPORADA FANTÁSTICA DO MIRASSOL
Guanaes fez questão de dividir o prêmio com todo os envolvidos na façanha do time paulista. “Fico muito satisfeito, mas até um pouco incomodado de estar aqui sozinho. Gostaria de colocar toda a comissão técnica, todos os jogadores, todos os funcionários. O futebol é feito por muitas mãos, muitos pés, muitas mentes. E no Mirassol funciona muito assim“, disse.
O treinador destacou que o time precisará elevar o nível de performance e se preparar para novos desafios, citando não quantidade, mas qualidade no trabalho, no elenco e no planejamento. Ele citou inclusive cenários específicos, como a possibilidade de jogos na altitude. “Precisamos encontrar novos níveis de performance, novas ideias de jogo e um planejamento estratégico condizente com os desafios.“
GUANAES TRAÇOU ‘MINI OBJETIVOS’
Ao falar sobre como motivou o elenco a alcançar a parte de cima da tabela no Brasileirão, Guanaes conta que primeiramente motivou o time a fugir do rebaixamento e buscar uma vaga na Sul-Americana. Ele diz que estabeleceu “mini objetivos” ao longo da competição, o que aumentou a confiança da equipe para voos maiores.
O treinador também enalteceu o ambiente criado entre clube, cidade e torcida. Ele destacou a qualidade do estádio, o Maião, e da energia positiva vinda das arquibancadas como fatores fundamentais para o desempenho. O Mirassol alcançou a maior série invicta de sua história, com 19 jogos sem derrota, superando a marca anterior de 18.
“Nosso estádio é nossa casa e nossa fortaleza. A participação do torcedor é fundamental, principalmente no aspecto anímico. Tivemos jogos em que saímos atrás e conseguimos responder bem. É um lugar onde nos sentimos muito à vontade“, finalizou.
Confira também:
- Bomba! Meia veterano dá “balão” no MAC e acerta com rival
- Bola de Prata 2025 tem domínio de Flamengo e Cruzeiro; veja a seleção
- Brasileirão 2026: Veja os 20 clubes que vão atrás do título
- Eles ficam! Santos, Inter e Vitória ditam a Seleção FI da última rodada do Brasileirão
- BRASILEIRÃO: Inter se salva e Fortaleza e Ceará são rebaixados. Veja classificação final!






































































































































