River perde chance de jogar a Libertadores 2026 após derrota do Boca

Eliminação encerrou de vez as esperanças do time comandado por Marcelo Gallardo em carimbar o passaporte para o torneio

Eliminação do Boca Juniors para o Racing no Torneo Clausura do Campeonato Argentino confirma ausência do River Plate na próxima Libertadores

(Foto: Divulgação-River Plate)
Atletas do River em ação (Foto: Divulgação-River Plate)

Buenos Aires, ARG, 08 (AFI) – O River Plate está fora da Libertadores 2026. Neste domingo, o Boca Juniors foi derrotado pelo Racing por 1 a 0, na Bombonera, em duelo que garantiu a vaga do time de Avellaneda na final do Torneo Clausura do Campeonato Argentino. O gol decisivo saiu aos 30 do segundo tempo, marcado por Adrián ‘Maravilla’ Martínez.

ENTENDA A SITUAÇÃO

A eliminação do Boca encerrou de vez as esperanças do River em carimbar o passaporte para a próxima Libertadores, depois de onze participações seguidas. O rival dependia de um título do Boca para abrir vaga na classificação geral, mas viu o sonho ruir na semifinal.

Com o resultado, as sete vagas argentinas para a Libertadores já têm donos: Lanús (campeão da Sul-Americana), Platense (Apertura), Clausura (a definir), Independiente Rivadavia (Copa da Argentina) e mais três times via tabela geral: Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors. O último disputará a fase preliminar do torneio.

CAMPANHA DECEPCIONANTE

O River, quarto no ranking nacional, precisava torcer por um título do Boca, Racing ou Gimnasia para conseguir uma vaga pelo critério geral. Com a queda do Boca, restou apenas acompanhar a definição da última vaga, que ficará entre Racing, já finalista, Gimnasia La Plata e Estudiantes, que disputam a outra semifinal nesta segunda-feira.

Fora do principal torneio do continente, o time de Marcelo Gallardo disputará a Copa Sul-Americana em 2026, competição que não jogava desde 2015. Junto com o River, estarão Deportivo Riesta, San Lorenzo, Tigre, Barracas Central e, provisoriamente, Racing. Caso o Racing conquiste o Clausura, abre-se uma vaga na Sul-Americana para o rival Independiente, que hoje está fora dos campeonatos internacionais.

Gimnasia La Plata e Estudiantes se enfrentam nesta segunda-feira na outra semi do Clausura. Ambos estão fora das competições internacionais em 2026 e buscam a taça para garantir a última vaga argentina na Libertadores do ano que vem.