TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho: Mirassol, com méritos, na Libertadores

O Mirassol, da cidade de mesmo nome no interior paulista, encerrou com chave de ouro o ano de seu centenário.

Não só confirmou seu quarto lugar no mais importante campeonato do Brasil, como garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.

Brasileirão - 2025
O Leão está a um passo da vaga direta na Libertadores - Foto: Pedro Zacchi / Mirassol

São Paulo, SP, 4 (AFI) – Ao vencer por 2 a 0 o Vasco da Gama, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, o Mirassol, da cidade de mesmo nome no interior paulista, encerrou com chave de ouro o ano de seu centenário. Não só confirmou seu quarto lugar no mais importante campeonato do Brasil, como garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.

Em razão disso, resolvi usar esse espaço hoje só para falar do Mirassol que, pelo brilhantismo de sua campanha na Série A , provou que, mesmo para um time do interior, é possível sonhar alto em qualquer projeto.

MIRASSOL – SONHO EM REALIDADE

Tanto que o Mirassol sonhou e conseguiu transformar seu sonho em realidade. Para atingir esse objetivo, o competente presidente Edson Ermenegildo, criou com seu vice-presidente, Juninho Antunes, um ousado projeto, onde eles previam fazer um grande Brasileirão e, quem sabe, ganhar uma vaga na Copa Sul Americana de 2026. 

Mas, para surpresa geral, o Mirassol chegou a esse final de campeonato como quarto colocado e com uma vaga na Copa Libertadores de 2026, algo impensável quando o referido projeto começou a ser elaborado.

Brasileirão - 2025
Mirassol se garante na fase de grupos da Libertadores e Flu vence Grêmio no Brasileirão

CAMPANHA FANTÁSTICA

Como disse acima, a campanha do Mirassol na Série A deste ano foi fantástica. Foi histórica. Para que vocês tenham uma ideia, ele disputou 37 jogos, venceu 18, empatou 12 e perdeu 7. Marcou 60 gols e sofreu 36. Teve um saldo positivo de 24 gols (ainda falta um jogo para encerrar sua campanha). 

Fica claro, portanto, que, entre os vinte clubes que disputaram o Brasileirão 2025, nada menos do que 16 ficaram atrás do Mirassol. Algo incrível. O elenco atual  é integrado por alguns jogadores veteranos (como o goleiro Walter e o lateral Reinaldo), e com atletas mais jovens, que também possuem excelente nível técnico.

GUANAES E ESTRUTURA

O responsável por treinar e fazer esse time jogar, é o técnico Rafael Guanaes, que veio do Atlético GO. Ele tem apenas 44 anos e  faz um trabalho realmente maravilhoso até agora. Hoje, vi várias menções  ao Mirassol, em programas esportivos e na internet.

Houve até quem fizesse uma previsão com a qual eu não concordo. De que ele não vai aguentar o ritmo em 2026 e poderá até voltar para a Série B do Brasileiro.  Posso garantir que isso não vai acontecer.

O Mirassol chegou onde está com estrutura para ficar, para crescer. Nunca para cair.  Tanto que nesse momento, já é o melhor clube do interior paulista. À médio prazo, com a estrutura que montou, certamente chegará muito mais longe. É só saber esperar e conferir….

Confira também: