Clube é punido por escalação irregular na Série B1 do Carioca

Time de Nilópolis perde seis pontos por escalar o atacante Pablo Tanque de forma irregular

Nova Cidade perde pontos importantes na Série B1 do Campeonato Carioca e corre risco de rebaixamento no torneio

(Foto: Divulgação-Nova Cidade)
(Foto: Divulgação-Nova Cidade)

Nilópolis, RJ, 13 (AFI) – O Nova Cidade foi punido pelo TJD-RJ com a perda de seis pontos na Série B1 do Campeonato Carioca, equivalente a terceira divisão do estadual, por escalar o atacante Pablo Tanque de forma irregular contra o Campo Grande, em partida disputada no início de novembro. O clube ainda recebeu uma multa de R$ 100. A informação foi divulgada pelo ‘Todas As Divisões’.

PUNIDO

A decisão enquadrou o time no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata do uso de jogador sem condição legal de jogo. Com isso, os pontos conquistados diante do Campo Grande foram anulados e o Nova Cidade caiu de 16 para 10 pontos na classificação da Taça Corcovado.

A punição deixa o clube em situação delicada na briga contra o rebaixamento. Ainda há indefinição sobre a queda para a Série B2 do Carioca, pois a aplicação do regulamento pode influenciar diretamente o futuro da equipe.

MAIS DETALHES

Segundo o parágrafo 2º do artigo 214, o Nova Cidade não poderá ser beneficiado em critérios de desempate. Assim, como está empatado em pontos com o Paduano, o clube de Nilópolis estaria rebaixado, caso a regra seja aplicada.

Por outro lado, o Nova Cidade defende que só não deve ser beneficiado nos critérios de desempate ligados ao jogo onde houve a escalação irregular. Nesse cenário, o rebaixamento ficaria com o Paduano. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) vai definir o desfecho após receber o acórdão do julgamento e o ofício oficial.