Mudança na regra sobre pintura dos carros na F-1 é aprovada para 2026

Cada equipe deverá garantir que ao menos 55% dos carros sejam cobertos por pintura ou adesivos para garantir a diferenciação visual

Regra também busca barrar uma estratégia utilizada pelas escuderias que deixavam grandes áreas de fibra de carbono expostas para diminuir o peso das carrocerias

(Foto: Divulgação-F1)
(Foto: Divulgação-F1)

Campinas, SP, 15 – A partir da temporada 2026, cada equipe da Fórmula 1 deverá garantir que ao menos 55% dos carros sejam cobertos por pintura ou adesivos para garantir a diferenciação visual. A regra foi aprovada pela Comissão da F-1 nesta sexta-feira, em reunião na sede da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e também busca barrar uma estratégia utilizada pelas escuderias que deixavam grandes áreas de fibra de carbono expostas para diminuir o peso das carrocerias.

MAIS DETALHES

Um carro mais leve é um carro mais rápido e, por isso, deve ter um peso mínimo de 798 kg na categoria, excluindo o combustível. Ainda segundo o regulamento, os pilotos devem pesar 80 kg, carga mínima para que haja isonomia na Fórmula 1.

Também nesta sexta, a Comissão da F-1 decidiu alterar a norma sobre a utilização de números nos carros, que viraram marca registrada de alguns competidores (44 por Lewis Hamilton, 33 por Max Verstappen e 14 por Fernando Alonso, por exemplo). A partir da próxima temporada, os pilotos podem optar por mudar esta numeração.

Além disso, atualizações técnicas, ajustes aerodinâmicos e parâmetros de segurança também foram aprovados para o próximo ano da Fórmula 1. A possibilidade de dois pit stops obrigatórios nas corridas também foi discutida, mas nenhuma mudança foi implementada.