Cássio segurou o empate no clássico paulista do Itaquerão

Cássio provou mais uma vez sua competência. Fez defesas maravilhosas que permitiram ao Corinthians o empate

Cássio provou mais uma vez sua competência. Fez defesas maravilhosas que permitiram ao Corinthians o empate

0002050406152 img

Não fossem algumas defesas fantásticas do goleiro Cássio, do Corinthians, e o time de Fábio Carille teria sido derrotado na noite deste domingo, no Itaquerão. O Palmeiras começou o jogo à todo vapor e durante quinze minutos dominou o meio campo e o jogo.

Aos 12 minutos numa cobrança de escanteio, Manoel fez o primeiro gol da partida de cabeça. A partir daí, o Palmeiras se perdeu um pouco e perdeu também o domínio que vinha impondo a seu adversário.

GRANDE SEGUNDO TEMPO
O Verdão só voltou a jogar como sabe no segundo tempo. Tanto que aos 3 minutos já fez o gol de empate através Felipe Melo, também de cabeça. A partir daí o domínio da partida foi palmeirense e as melhores oportunidades de gol foram do time dirigido por Felipão.

Foi quando o goleiro Cássio provou mais uma vez sua competência. Fez defesas maravilhosas que permitiram ao Corinthians chegar ao final da partida ao menos com o empate. Fosse outro goleiro e, certamente, a vitória teria sido verde.

0002050406152 img

BOAS DEFESAS
Do outro lado, Weverton também fez ótimas defesas, mas não no número daquelas feitas por Cássio, melhor jogador em campo. Outro que jogou muita bola foi Felipe Melo. Ele trabalhou bem na cabeça de área do time do Palmeiras, marcou, criou e arrematou (tanto que fez o gol do Verdão).

De qualquer forma, o empate não foi assim tão ruim para os dois times. O Palmeiras manteve a segunda colocação isolada do campeonato e o Corinthians chegou ao sétimo lugar, ao lado do Inter, de Porto Alegre (vinte pontos cada um).

OUTROS DESTAQUES
Outros jogadores que brilharam no clássico. Manoel, Fagner, Pedrinho e Wagner Love, pelo Corinthians; Scarpa e Deyverson pelo Palmeiras. Maior decepção foi Dudu, (Palmeiras), que tem decepcionado em todos os jogos importantes de seu time.

No título desse comentário eu deixo claro que Cássio evitou uma derrota do Corinthians. Fica explicito, portanto, que considero o empate final injusto para o Palmeiras. Além de Corinthians e Palmeiras, mais um clube paulista jogou nesta rodada.

MASSACRE SANTISTA

0002050406154 img


Foi o Santos, que massacrou o Goiás com goleada de 6 a 1, num jogo em que o time de Sampaoli jogou os dois tempos em alto nível e chegou a merecer até um placar mais elástico no final da partida.

Jogo foi numa Vila Belmiro lotada (mas como ela tem poucos lugares, apenas 13 mil e poucos torcedores estiveram presentes).

SÃO PAULO DESCANSOU
O São Paulo por sua vez descansou no final de semana e só volta a jogar no próximo sábado, no Morumbi, contra o Santos, grande líder do Brasileirão 2019..Time de Cuca vai precisar jogar muito para chegar ao fim desse jogo com os três pontos.

Para terminar, informo que pouco mais de 43 mil torcedores pagaram para ver Corinthians e Palmeiras, no Itaquerão. Linda festa em preto e branco feita pela Fiel com direito a bandeirão e muita vibração.

C * U * R * T * A * S

* FOI UM passeio do Santos sobre o Goiás. Futebol bonito, eficiente na defesa e no ataque, muitos gols e atuações brilhantes de alguns jogadores. Foi assim a exibição do alvinegro santista no jogo disputado neste domingo, pela manhã, em Vila Belmiro. A goleada foi justa. O Peixão jogou mesmo muito melhor que o Goiás. Foram três gols no primeiro tempo – Carlos Sanchez aos 8, Lucas Verissimo aos 14, Gustavo Henrique, aos 36 do primeiro tempo. Sasha aos 6, Soteldo aos 23 e 35 minutos do 2º periodo. Kaike marcou o do Goiás aos 45 do 2º.

* CURIOSO é que mesmo quando chegou a tres gols, o Santos jamais se acomodou. Fez mais 3 no segundo tempo, chegou aos 6 e quando diminuiu o ritmo, levou o gol de honra do adversário. A verdade é que o Goiás mostrou inúmeras falhas, a maioria no setor de marcação o que facilitou a goleada santista. Como consequência, o treinador Claudinei Oliveira foi demitido já nos vestiários do time goiano. Sampaoli, técnico do Santos, viu o jogo de uma cabine especial, já que, suspenso, não tinha condições legais de ficar no banco à beira do gramado.

OS MELHORES
*MELHORES jogadores do atual líder do campeonato: Soteldo jogou demais e fez dois gols. Sanchez mostrou muita competência na criação e no arremate. A linha de zaga e, em especial ,o miolo da defesa formado por Verissimo e Gustavo Henrique foi bem atrás e na frente.
Aliás, os dois fizeram gols, numa prova de que ambos tem qualidade mesmo quando vão ao ataque. Por falar em melhores, os que cito acima, foram destaques do Peixe. Mas todo o time jogou bem, mostrou competência e provou que não é lider isolado do Brasileiro por acaso.

* A PRÓXIMA rodada do Brasileirão só será disputada no próximo final de semana. No sábado aas 17 horas jogam em Fortaleza, Ceará e Chapecoense. No Morumbi mais um clássico paulista entre São Paulo e Santos. No Rio, as 19 horas, Flamengo x Grêmio. As 21 horas, Atlético Mineiro x Fluminense. Domingo as 11 horas da manhã em Porto Alegre, Internacional x Corinthians. A tarde, 16 horas, o Palmeiras encara o Bahia, na Allianz Arena. No Rio de Janeiro jogam Botafogo e Athletico Paranaense e em Florianópolis Avaí x Cruzeiro de BH..

* AINDA no domingo, o Goiás recebe o Vasco da Gama as 19 horas, em Goiânia. Finalmente, na segunda feira as 20 horas o CSA recebe em Maceió o Fortaleza, de Rogério Ceni. O maior destaque dessa rodada do Brasileirão certamente será o clássico entre São Paulo e Santos no Morumbi. Também merecem serem lembrados os jogos entre Flamengo e Grêmio e Inter e Corinthiians. O jogo do Palmeiras vai ser muito dificil. O Bahia, super motivado pela vitória de domingo contra o Flamengo, pode complicar o Verdão. Felipão que se prepare.

OS RESULTADOS

* AQUI todos os resultados da décima terceira rodada do Brasileirão. Ceará 2 x Fortaleza 1, Fluminense 2 x Internacional 1, Santos 6 x Goiás 1, Avaí 0 x Botafogo 2 , Bahia 3 x Flamengo 0, Atlético MG 2 x Cruzeiro 0 , Corinthians 1 x Palmeiras 1 , Vasco da Gama 0 x CSA 0 . Athletico Paranaense e São Paulo que jogariam no sábado, tiveram o jogo adiado (Furacão vai disputar uma Copa no Japão dia 7). Nesta segunda as 20 horas jogam Grêmio x Chapecoense em Porto Alegre. Favoritismo absoluto do tricolor gaucho que deve vencer facil..

*CLASSIFICAÇÃO de momento do Brasileirão 2019, série A.O Santos é mais líder do que nunca depois da última rodada. Tem 32 pontos ganhos, 4 a mais do que o vice lider, o Palmeiras, que tem 28. Flamengo e Atlético Mineiro chegaram aos 24. O São Paulo tem 21. Internacional e Corinthians, 20. Athletico PR, Botafogo e Bahia, 19. Ceará e Goiás, 17. Grêmio, 16. Fortaleza e Vasco, 14. Fluminense, 12. Cruzeiro, 10. Chapecoense, 9. CSA, 8 e Avaí, 5. Os quatro últimos são os mais ameaçados de cair para a série B no ano que vem.

PELA LIBERTADORES

* SANTOS, Palmeiras, Flamengo, Atlético MG, São Paulo e Internacional estariam classificados para a Libertadores se o campeonato terminasse hoje. Com treze rodadas disputadas o Santos é o time que teve mais vitórias, ‘0. O São Paulo foi o clube que mais empatou, 6.
O Avaí foi quem mais perdeu, 8 vezes. Melhor ataque é o do Flamengo com 25 gols. Pior ataque é o do CSA com 3 gols. Melhores defesas – Palmeiras e São Paulo, 7 gols cada em 13 jogos. Defesa mais vazada é a do Fluminense com 22 gols em treze jogos disputados.

* MELHOR saldo de gols do campeonato é de Santos e Palmeiras que entre gols marcados e tomados tem 14 gols de sobra. Na rodada de fim de semana foram disputados tres clássicos regionais. Em Sâo Paulo houve empate entre Corinthians e Palmeiras. Em Belo Horizonte o Atlético Mineiro venceu bem ao Cruzeiro por 2 a 0 e em Fortaleza o Ceará bateu no Fortaleza, de Rogério Ceni, por 2 a 1 com o Castelão superlotado. Maior surpresa da rodada certamente foi a vitória por 2 a 0 do Bahia contra o milionário Flamengo por 3 gols a zero. Incrível.

DOIS REFORÇOS

* SÃO PAULO que não jogou nesse final de semana contratou dois reforços para a mesma posição. Daniel Alves e Juanfran são laterais direito. Muita gente criticou. Mas considero positiva a compra, já que ela se tornou possivel. Primeiro há o problema da idade do Daniel Alves. Talvez ele não suporte jogar tres partidas em uma semana. Nesse caso, Juanfran poderá substitui-lo numa boa, pois também é competente e muito experiente. Alem disso, Daniel joga tanto como ponta direita ou como meio campista. Cuca poderá utiliza-lo numa dessas funçções.

* E PARA concluir. Melhor ter sobra de bons jogadores do que falta. As vezes um dos maiores talentos de um time se machuca, fica quinze a vinte dias de fora e o time não consegue suprir sua ausência. Com a sobra de bons jogadores no elenco, esse time terá reservas a altura ou até poderá utilizar os dois reforços em funções diferentes dentro do esquema tático da equipe. Problema único seria os gastos para ter dois jogadores acostumados aos altos salários do futebol europeu. Mas se a diretoria aprovou, certamente há como bancar esses salários.

UM JOGO A MENOS

* LEMBRO que o Corinthians tem um jogo a menos neste primeiro turno do Brasileirão. Esse jogo será contra o Goias, nesta quarta feira ,as 21h30, no Itaquerão. Timão é o franco favorito. A partir daí Corintians e Goias passarão a ter o mesmo número de jogos de seus adversários. O São Paulo também tem um jogo que seria sabado passado mas foi adiado porque o Athletico Paranaense vai disputar uma Copa oficial lá no Japão no proximo dia 7. CBF remarcou esse jogo que será em Curitiba, no dia 21 de agosto, uma quarta feira à noite. Não há favorito.

Confira também: