Campeão em quatro estados diferentes, Fernando Marchiori foca em conquistas no Caxias

Visando a primeira competição do ano, o Campeonato Gaúcho, o Caxias definiu que a pré-temporada terá início em 19 de novembro

O clube já confirmou também a chegada do lateral Vitinho, ex-Guarani-SP, e tenta renovar o contrato do zagueiro Carlos Henrique, pouco aproveitado na última campanha

Caxias
Foto: Anderson Braga / S.E.R. Caxias

Caxias do Sul, RS , 11 (AFI) – O Caxias, que havia anunciado o técnico Fernando Marchiori para a temporada de 2026, conheceu na tarde desta segunda-feira (10) a fórmula de disputa do Campeonato Gaúcho, durante o Conselho Técnico realizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol.


PRÉ-TEMPORADA DEFINIDA

Visando a primeira competição do ano, o Campeonato Gaúcho, o Caxias definiu que a pré-temporada terá início em 19 de novembro, com a presença de pelo menos 10 jogadores remanescentes da Série C do Brasileiro.

O clube já confirmou também a chegada do lateral Vitinho, ex-Guarani-SP, e tenta renovar o contrato do zagueiro Carlos Henrique, pouco aproveitado na última campanha.


CALENDÁRIO CHEIO

O técnico Fernando Marchiori terá um calendário intenso à frente do Caxias, com compromissos no Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.

No Estadual, o clube conheceu o formato da competição: o Caxias está no Grupo B, ao lado de Grêmio, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. As equipes enfrentarão os times do Grupo AInternacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz.
Os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final.

O Caxias fará o tradicional clássico Ca-Ju, além de enfrentar adversários como Internacional, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Marchiori, que soma 12 títulos em 11 anos de carreira, busca quebrar um tabu de 26 anos, já que o clube não conquista o Campeonato Gaúcho desde o título de 2000.

A última grande campanha do Grená foi em 2023, quando ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o Grêmio.

“O futebol gaúcho é uma das competições estaduais mais difíceis, e em 2026 não será diferente. Na primeira fase teremos o atual campeão Internacional, o Juventude — nosso clássico —, o São Luiz, vice do Troféu Farroupilha, e outras equipes fortes. Nosso primeiro objetivo é garantir a classificação para as quartas de final”, destacou Marchiori.


CARREIRA VITORIOSA

O Caxias será o sétimo estado em que Fernando Marchiori trabalha como treinador. Até aqui, o técnico só não conquistou títulos ou acessos em dois estados — Pernambuco e Maranhão. No Náutico, comandou a equipe por 12 jogos, e no Sampaio Corrêa, por sete.

Em São Paulo, Marchiori iniciou a trajetória vitoriosa ao conquistar a Série A2 com o Santo André, garantindo o acesso à elite. Depois, dirigiu o Água Santa e, na sequência, fez história na Portuguesa de Desportos, conquistando o título inédito da Copa Paulista no ano do Centenário do clube, o que garantiu vaga na Série D do Brasileiro.

Ainda no estado, comandou o Oeste de Barueri e, em 2025, brilhou à frente do Primavera de Indaiatuba, conquistando o acesso inédito à Série A1 do Paulistão e o vice-campeonato da Copa Paulista, quebrando recordes de invencibilidade.


TÍTULOS E ACESSOS

No Mato Grosso, foi vice-campeão estadual como auxiliar do Luverdense, e, no Cuiabá, entrou para a história do clube ao conquistar o primeiro título nacional — a Copa Verde — além do Campeonato Mato-Grossense.

No Paraná, acumulou três títulosbicampeão da Taça FPF e campeão da Segunda Divisão, conquistando o acesso à elite estadual.

Já no Rio Grande do Norte, comandando o ABC-RN, foi campeão invicto estadual, vice-campeão brasileiro da Série C e garantiu o acesso à Série B, além de alcançar a semifinal da Copa do Nordeste e a terceira fase da Copa do Brasil. Sob seu comando, o ABC ficou 32 jogos invicto jogando no estádio Frasqueirão.

Confira também: