Leão dispara em evento da CBF: "Não gosto de treinadores estrangeiros no meu país"
Leão e Oswaldo de Oliveira protestam contra estrangeiros na Seleção durante fórum na CBF.
Leão e Oswaldo de Oliveira defendem treinadores brasileiros diante de Ancelotti em fórum da CBF.
Rio de Janeiro, RJ, 4 (AFI) – O 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol realizado nesta terça-feira na sede da CBF reuniu nomes históricos do futebol nacional, mas o clima esquentou com declarações firmes de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira.
O evento, que homenageou treinadores brasileiros e entregou uma placa ao italiano Ancelotti, atual técnico da Seleção, virou palco para cobranças sobre a presença de estrangeiros no comando da equipe canarinho.
Leão, campeão do mundo em 1970, surpreendeu ao dizer que mudou de opinião quanto a treinadores estrangeiros, mas fez um mea-culpa ao afirmar que a vinda de técnicos de fora está relacionada à queda na qualidade dos profissionais do Brasil.
LEÃO E TÉCNICOS ESTRANGEIROS
No microfone, Leão não economizou:
“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país, e isso serve para o Mancini, que é o presidente. Estou falando aqui na frente da nossa casa. Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores estrangeiros. Você sabe que eu já falei isso, né, Zé? Você sabe que eu já falei isso e não mudo. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso.”
O constrangimento ficou evidente entre os presentes, principalmente diante de Ancelotti, que acompanhava atento as falas. O fórum contou também com a participação de nomes como Helio dos Anjos, Zé Mário, Alfredo Sampaio, Gilson Kleina, Geninho e Vagner Mancini.
OSWALDO E MANCINI
Oswaldo de Oliveira reforçou o discurso de Leão, admitindo que preferia um brasileiro no comando da Seleção, mas afirmou que, já que era inevitável a chegada de um estrangeiro, torceu para ser Ancelotti.
“Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor. Torci para ser esse senhor”, declarou Oswaldo. “Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro.”
No encerramento, Leão desejou sorte a Mancini e, olhando para o italiano, completou:
“Boa sorte para você também.”
O debate acirrado reflete a preocupação dos profissionais locais com a valorização dos treinadores brasileiros no cenário do futebol.
ANCELOTTI CONVOCA BRASIL
PARA AMISTOSOS CONTRA SELEÇÕES AFRICANAS
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Grandes clubes do Brasil
Fluminense com vaga direta na Libertadores, valoriza Ganso
07/12/2025 -
Grandes clubes do Brasil
PLACAR FI: Com final do Brasileirão, confira os RESULTADOS deste DOMINGO
07/12/2025 -
Grandes clubes do Brasil
COPINHA FEMININA: Santos goleia e Corinthians empata com o Flamengo
07/12/2025 -
Grandes clubes do Brasil
Jardim escala reservas do Cruzeiro e promete entrega na Copa do Brasil: "Nossa melhor versão"
07/12/2025






































































































































