Botafogo testa estratégia europeia, utilizando laterais longos
Equipe carioca investe em jogada aérea e repete estratégia em alta no futebol europeu.
Botafogo utiliza cinco laterais longos em empate com Mirassol e adere à nova tendência ofensiva do futebol europeu.
Rio de Janeiro, RJ, 3 (AFI) – O Botafogo inovou no empate sem gols diante do Mirassol, neste sábado, ao abusar dos laterais longos lançados direto para a área adversária. A estratégia, que vem ganhando espaço no futebol europeu em 2025, foi colocada em prática cinco vezes no Maião, sempre buscando surpreender a defesa paulista e dar trabalho ao goleiro Walter.
Os principais destaques da jogada foram as cobranças de Artur e Cuiabano, com a equipe apostando na força e precisão para criar perigo. Em todos os lances, o zagueiro David Ricardo e um dos volantes, Newton ou Marlon Freitas, subiam para receber a bola na primeira trave.
Apesar do volume, o placar ficou mesmo no 0 a 0, mas a novidade chamou atenção da torcida e dos analistas.
MELHORES MOMENTOS: MIRASSOL 0 X 0 BOTAFOGO
LATERAIS LONGOS
No primeiro lateral, Artur trocou de lado apenas para bater, mas a defesa do Mirassol afastou. Em seguida, David Ricardo desviou, mas Walter ficou com a bola. Vitinho quase cobrou curto no terceiro lance, mas Artur optou pelo arremesso longo; Newton recebeu, mas falhou no cruzamento.
No quarto, após erro de passe de Walter, a bola voltou para Artur, que não aproveitou. Por fim, João Victor desviou um lateral de Cuiabano para escanteio.
Foi a estreia do esquema sob o comando de Davide Ancelotti, resultado de treinos específicos durante a semana. Apesar de ser um dos mais baixos do elenco, Artur ficou responsável pelas cobranças pela habilidade no fundamento. No Brasil, a jogada remete a Marcos Rocha, que se destacou dessa forma no Palmeiras e Atlético-MG.
PREMIER LEAGUE
O uso dos laterais longos virou sensação na Premier League, onde a média chegou a quase quatro cobranças diretas para a área por jogo até a nona rodada, mais que o dobro da temporada anterior.
Brentford e Crystal Palace são os que mais usam o expediente e chegaram a vencer Liverpool e Chelsea com gols nascidos em arremessos laterais.
Até equipes de ponta, como o Manchester United, aderiram à tática. No mês passado, um lateral cobrado por Diogo Dalot resultou em gol contra o Sunderland, reforçando a força do lance no futebol moderno.





































































































































