Grêmio tem pedido de impugnação e esquenta eleição presidencial
Chapa de Odorico Roman questiona candidatura de adversário antes do primeiro turno.
Pedido de impugnação agita eleição do Grêmio às vésperas do primeiro turno em 2025.
Porto Alegre, RS, 30 (AFI) – A eleição do Grêmio ganhou um novo ingrediente nesta quinta-feira, véspera do primeiro turno decisivo. A Chapa 2, liderada por Odorico Roman, protocolou um pedido de impugnação contra a candidatura de Paulo Caleffi, alegando possível conflito de interesses envolvendo o vice de Caleffi, Luigi Antonio Gerace.
Segundo a denúncia, o filho de Gerace, João Pedro Pohl Gerace, atua como empresário de jogadores de futebol.
A acusação destaca que isso fere o artigo 7º do Regimento Eleitoral do clube, que veda a participação de candidatos que tenham parentes de 1º grau atuando como agentes ou empresários de atletas profissionais.
ELEIÇÃO NO GRÊMIO
A apresentação de fotos e informações das redes sociais de João Pedro serviu como base para o pedido de impugnação. O argumento central dos opositores é o risco de conflito de interesses, já que o mandato do pai poderia envolver decisões sobre negociações de jogadores no Grêmio.
Do outro lado, a chapa de Paulo Caleffi rebateu oficialmente:
“Não se sustenta tecnicamente, tendo por único objetivo tumultuar o processo eleitoral (o que já se tornou rotina). Assim que a Chapa 1 for formalmente notificada a responder, uma vez que a representação foi vazada para influenciadores antes de qualquer trâmite dentro do Conselho Deliberativo, iremos apresentar todos os documentos que deixarão clara a manobra eleitoreira. Seguimos firmes com o propósito de debater projetos em prol do Grêmio.”
CONSELHO DELIBERATIVO
O Conselho Deliberativo informou que não houve pedido de liminar, então não há necessidade de análise urgente. Assim, a votação entre as três chapas está mantida, com cada candidato buscando alcançar pelo menos 20% dos votos dos 343 conselheiros para avançar ao segundo turno.
Após a notificação oficial, a Chapa 1 terá 48 horas para se manifestar. Em seguida, a Comissão para Assuntos Eleitorais terá mais dois dias para analisar o mérito da impugnação e definir os próximos passos. O clima esquentou nos bastidores do tricolor gaúcho e a disputa segue firme rumo à definição do novo comando do clube.






































































































































