Grêmio: Amuzu brilha e ganha moral com Mano Menezes

Gana-brasileiro supera maré de lesões, ganha confiança e cresce na Arena.

Atacante Amuzu supera lesões, volta a marcar e se destaca sob comando de Mano Menezes no Grêmio.

Grêmio-2025
Amuzu ganha espaço com Mano. (Foto: Reprodução/Instagram/@francisamuzu)

Porto Alegre, RS, 29 (AFI) – O Grêmio vive um novo momento com o atacante Amuzu, que superou recente fase difícil para brilhar e cair nas graças do técnico Mano Menezes. Após períodos de poucas oportunidades e lesões entre julho e agosto, o ganês naturalizado belga emplacou gols e assistências decisivas nas últimas partidas do Brasileirão.

Contratado no início da temporada, Amuzu enfrentou desafios físicos logo de cara. Lesões na panturrilha em abril e dores na coxa em agosto atrapalharam sua adaptação. Apesar disso, o jogador sempre mostrou dedicação e entrega quando esteve em campo.

No total, já soma 27 jogos pelo Tricolor, 12 como titular, com três gols e três assistências. Em junho, precisou lidar com uma gastroenterite e rumores fora das quatro linhas, rapidamente desmentidos pela esposa.

AMUZU NO BRASILEIRÃO

O atacante foi ausência em algumas rodadas, inclusive diante de Flamengo, Mirassol, Inter e Botafogo, por opção do departamento médico e da comissão técnica, que priorizaram sua plena recuperação física.

O retorno aconteceu na vitória sobre o Vitória por 3 a 1, quando entrou no segundo tempo e balançou as redes, mostrando que o período de recuperação deu resultado.

A rotina de Amuzu também envolve muitas conversas com Mano Menezes, que valoriza a entrega e o entendimento tático do atacante.

O treinador pede que ele atue mais pelo centro, fugindo do papel de ponta fixo, e reforce a recomposição defensiva. Até agora, Amuzu ainda não ficou os 90 minutos sob comando de Mano, mas tem mostrado evolução significativa.

MANO APOSTA NO JOGADOR

Mano Menezes destacou a importância de sentir o momento e o físico do atleta, explicando que preservar Amuzu em um jogo foi fundamental para tê-lo decisivo contra o Juventude.

Segundo o treinador:

“Se tivesse colocado Amuzu desde o início na Bahia, provavelmente não teria Amuzu (contra o Juventude), o melhor de todos que tivemos até agora desde que eu estou aqui”.

No vestiário, o atacante conta com o respaldo dos colegas, como Marlon, que elogiam seu potencial e a forma como lida com as diferenças culturais e a pressão de atuar no futebol brasileiro.

Amuzu, criado no Anderlecht, nunca havia jogado fora da Europa antes de chegar ao Tricolor. Seu contrato vai até dezembro de 2026, após ter sido adquirido por 1,2 milhão de euros.

CORINTHIANS SE REAPRESENTA E INICIA PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAR GRÊMIO