UFC Rio 13: Charles do Bronx e Figueiredo levam torcida ao delírio

O Brasil brilhou no UFC Rio com as vitórias nas lutas principais. Mais de 14 mil torcedores presentes a Farmasi Arena foram ao delírio.

Na luta principal Charles do Bronx venceu por finalização Mateusz Gamrot no Peso Leve. antes, Daiveson Figueiredo venceu Jackson por pontos

UFC - RIo - 2025
Charles finalizou adversário. Foto: reprodução

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – O Brasil brilhou no UFC Rio, neste sábado (11), com as vitórias nas lutas principais. No co-evento, Daiveson Figueiredo venceu Jackson por pontos (decisão dividida) no Peso Galo, enquanto na luta principal Charles do Bronx venceu por finalização o polonês Mateusz Gamrot no Peso Leve. Duas vitórias que levaram ao delírio mais de 14 mil torcedores presentes a Farmasi Arena.

Deiveson Figueiredo, o ‘Deus da Guerra’. O paraense ex-campeão do peso palha (57 kg) venceu o norte-americano Montel Jackson em decisão dividida, o que foi algo curioso e controverso. Com o triunfo, o Deiveson volta a reencontrar o caminho das conquistas após dois tropeços seguidos na organização.

CHARLES OPTA PELO CHÃO

Desde o início o brasileiro tentou levar a luta dos peso leve (até 70 kg) para o chão, e por lá ficou por todo o primeiro round. Quase fechou o combate por ali mesmo, mas foi interrompido pelo gongo.

Depois de um breve descanso, a luta voltou para o segundo assalto com os dois oponentes trocando golpes de pé. Mas o ponto forte do Bronx não era por ali. Ele atacou a cintura de Gamrot, voltou para o jiu-jitsu e pouco tempo depois colocou ponto final no combate.

Emocionado, Charles pulou as grades do octógono e abraçou alguns fãs que assistiram a finalização de perto. No discurso, inflamou ainda mais a torcida e pediu por uma luta com Max Holloway.

UFC - Rio 13 - 2025
Charles também trocou socos com polonês.
Foto: Zuffa – LLC – Ed Mulholland

CAMPEÃO VOLTOU !

A vitória de Charles foi comemorada aos gritos da torcida de ‘o campeão voltou…’.

Charles aplicou um mata-leão no adversário no segundo round, Com isso ele aumenta o seu recorde como maior finalizador do UFC. Agora são 21 vitórias desta forma.

Além disso, atingiu outra marca histórica: conquistou sua 24ª vitória em 15 anos de UFC, sendo o segundo do ‘ranking de vitórias’, empatado com Neil Magny, profissional desde 2010 e, atualmente, compete pelo meio-médios.

O primeiro é Jim Miller (27 vitórias), que iniciou a carreira em 2008 e até hoje em dia luta. A última luta dele foi no UFC 314, em 12 de abril de 2025, contra Chase Hooper — ele perdeu por decisão unânime após 3 rounds. Ele tem 42 anos e está próximo de se aposentar.

A vitória também serviu como reabilitação após a derrota por nocaute sofrida para o campeão Ilia Yopuria, da Espanha. Esta luta no Rio, porém, era para ser contra Rafael Fiziev, que se lesionou no período de preparação.

UFC Rio 13 - 2025
Charles do Bronx deu show. Foto: reprodução UFC

TRES DERROTAS

Mas antes das duas lutas finais, a torcida teve que se calar com três derrotas brasileiras que completaram o Card Principal. Vicente Luque perdeu por decisão unânime; Jhonata Diniz sofreu nocaute e Ricardo Ramos, de Campinas, acabou finalizado.

No Card Preliminar, porém, se acumularam as vitórias brasileiras. Destaque para o Peso Pesado Vitor Petrino que venceu Thomas Petersen por nocaute a 26s do 3° round e disparou confiante:

“Não sei quando será, mas ainda vou ser campeão”

O UFC no Rio esteve recheado de participações brasileiras. Todas as 12 lutas tiveram participações de lutadores do País. No entanto, nem todos saíram vitoriosos. Foram 8 vitorias brasileiras e 4 derrotas. Vale destacar que a primeira luta da noite foi justamente entre dois representantes do Brasil. Luan Lacerda venceu Saimon Oliveira por finalização no segundo round.

Outro duelo que vale o destaque é de Bia Mesquita contra a russa Irina Alekseeva no peso galo feminino (61 kg). A brasileira fez sua estreia no UFC depois de construir uma sólida carreira no jiu-jitsu, modalidade que lhe deu imensa fama ao redor do mundo. Ela fez valer a reputação e, assim como Charles, venceu com uma mata-leão no segundo round.

CONFIRA OS RESULTADOS DO UFC RIO 13 :

Card principal

  • Peso-leve: Charles “do Bronx” Oliveira x Mateusz Gamrot
  • Deiveson Figueiredo venceu Montel Jackson por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
  • Joel Álvarez venceu Vicente Luque por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-26)
  • Mario Pinto venceu Jhonata Diniz por nocaute técnico aos 4m10s do 2° round
  • Kaan Ofli venceu Ricardo Ramos ‘Carcacinha’ por finalização (mata-leão) aos 3m02s do 1° round

Card preliminar

  • Jafel Filho venceu Clayton Carpenter por finalização (kimura) aos 4m42s do 1° round
  • Vitor Petrino venceu Thomas Petersen por nocaute a 26s do 3° round
  • Bia Mesquita venceu Irina Alekseeva por finalização (mata-leão) aos 2m14s do 2° round
  • Lucas Rocha venceu Stewart Nicoll por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
  • Julia Polastri venceu Karolina Kowalkiewicz por nocaute técnico aos 2m56s do 3° round
  • Luan Lacerda venceu Saimon Oliveira por finalização (chave de braço) aos 3m55s do 2° round