Final da Copa Paulista: Dois estrategistas frente a frente

No primeiro jogo, realizado em Campinas, o Primavera venceu por 1 a 0. Neste segundo duelo, o Fantasma joga pelo empate

Para ser campeão, o XV precisa vencer por dois gols de diferença. Se ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis

Copa Paulista
Foto: Divulgação

Indaiatuba, SP , 09 (AFI) – O Estádio Barão da Serra Negra será, neste sábado, o palco da grande decisão da Copa Paulista 2025. Em campo, o tradicional XV de Piracicaba, apoiado por mais de 15 mil torcedores, recebe o sólido e consistente Primavera de Indaiatuba na segunda partida da final, confronto que promete muita intensidade e um grande duelo tático entre dois técnicos experientes e estrategistas: Moisés Egert e Fernando Marchiori.

No primeiro jogo, realizado em Campinas, o Primavera venceu por 1 a 0. Neste segundo duelo, o Fantasma joga pelo empate. Para ser campeão, o XV precisa vencer por dois gols de diferença. Se ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

OS TREINADORES

De um lado, Moisés Egert, de 48 anos, retorna ao comando do XV para mais uma campanha marcante em sua trajetória no futebol paulista.

Campeão da Série A2 e da Copa Paulista em passagens anteriores, o treinador é reconhecido pela solidez tática e pela capacidade de reconstruir elencos competitivos.

Egert chega a mais uma final à frente do clube onde iniciou sua carreira de técnico, reafirmando seu vínculo histórico com o Alvinegro piracicabano.

4oo0NrP3 image
Foto: @makasten

PELO LADO DO PRIMAVERA

Do outro lado, Fernando Marchiori, de 46 anos, representa a nova geração de treinadores, com espírito vencedor e perfil moderno.

Com passagens de destaque por clubes como Cuiabá, Santo André, Portuguesa e Maringá, o comandante do Primavera acumula acessos e títulos — entre eles a Copa Verde e a Série A2 do Paulistão.

À frente do time de Indaiatuba, Marchiori busca coroar uma campanha consistente e confirmar o excelente momento que vive desde que assumiu o comando do Fantasma nesta temporada.

RAIO-X DOS TREINADORES

MOISÉS EGERT

Nome: Laurence Moisés Camargo Egert, gaúcho de Caxias do Sul, 48 anos

Atleta: Iniciou a carreira em 1995, atuando por clubes como Esportivo, Paraná Clube, Chapecoense, União Barbarense, Monte Azul e Inter de Limeira. Jogou também no Club Deportivo Marathón (Honduras), em 2006, e encerrou a carreira no Porto Alegre Futebol Clube.

Treinador e títulos: Após encerrar a carreira em 2007 por uma lesão no joelho, iniciou como auxiliar técnico no XV de Piracicaba, assumindo o comando principal em 2009.

Como treinador, conquistou acesso da Série A3 para a A2 e posteriormente para a Série A1, além de vencer o Campeonato Paulista Série A2 em 2011.

Também se destacou no Noroeste (Copa Paulista 2012 e vice da Série A2 do Paulistão 2024), Linense (Copa Paulista 2015), Barra-SC (Campeonato Catarinense Divisão Especial 2021) e teve passagens por Mirassol, Novorizontino, Marcílio Dias, Portuguesa Santista, Primavera e Botafogo-PB.

FERNANDO MARCHIORI

Nome: Fernando Marchiori Lavagnoli, paulistano, 46 anos

Atleta: Meia, atuou por Portuguesa, Paraná, Brasiliense, Joinville, União Barbarense, além de passagens por clubes da Espanha e China.

Treinador e títulos: Começou a carreira de técnico em 2014 no Cuiabá, conquistando a Copa Verde e o Campeonato Mato-Grossense em 2015. Passou pelo Maringá, onde venceu a Taça FPF (2015 e 2017) e a Série B do Paranaense (2017).

Conduziu o Santo André ao título do Campeonato Paulista Série A2 em 2019 e conquistou a Copa Paulista de 2020 com a Portuguesa.

No ABC-RN, venceu o Campeonato Potiguar em 2022 e garantiu o acesso da Série C para a Série B do Brasileiro. Em 2025, levou o Primavera às finais do Campeonato Paulista Série A2 e da Copa Paulista em apenas seis meses.

Por isso, em 2026, o Primavera disputará, pela primeira vez, a elite do Paulistão e uma competição nacional — Copa do Brasil ou Brasileirão Série D.