De Diniz a Cleber Gaúcho: conheça os técnicos campeões da Copa Paulista

Ex-técnico da seleção brasileira, Fernando Diniz já conquistou o torneio em duas oportunidades

No sábado, XV de Piracicaba, com Moisés Egert, e Primavera, com Fernando Marchiori, disputam o título no Barão de Serra Negra.

diniz 1
Fernando Diniz quando foi campeão pelo Votoraty

Campinas, SP, 09 (AFI) – A Copa Paulista volta a ser o centro das atenções neste sábado, com XV de Piracicaba e Primavera decidindo o título no estádio Barão da Serra Negra. Mais do que o troféu e a vaga em uma possível Série D, a final representa a continuidade de uma tradição que já revelou nomes importantes do futebol paulista — e que consagrou técnicos de diferentes estilos e gerações ao longo dos últimos 16 anos.

Desde que a Federação Paulista passou a adotar oficialmente o nome “Copa Paulista”, o torneio se transformou em uma vitrine para treinadores emergentes e um espaço de afirmação para profissionais experientes. Fernando Diniz, por exemplo, venceu duas vezes consecutivas, em 2009 e 2010, com Votoraty e Paulista, marcando o início de uma trajetória que o levaria a clubes de ponta e à Seleção Brasileira.

Outros técnicos também deixaram sua marca, como Cleber Gaúcho, bicampeão com o XV de Piracicaba (2016 e 2022) e Moisés Egert, que levantou o caneco com Noroeste e Linense, e tenta repetir o feito com o Nhô Quim. Egert pode se tornar o primeiro treinador tricampeão desde a criação da competição. Comandante do Primavera, Fernando Marchiori está em busca do bi, já que levou com o São Caetano em 2019.

A lista de campeões também conta com nomes históricos, como Edu Marangon, o primeiro a vencer sob o formato atual em 2008 pelo Atlético Sorocaba, e Ivan Izzo, que comandou o Santo André em 2014. Mais recentemente, Márcio Zanardi (São Bernardo, 2021) e Sérgio Guedes (Portuguesa Santista, 2023) confirmaram a força das equipes do interior e do litoral, respectivamente.

O duelo entre XV e Primavera promete mais do que um simples título. Representa a chance de escrever mais um capítulo em uma competição que carrega histórias de ascensão, superação e reconstrução. E, como mostra a linha do tempo, poucos torneios revelam tanto sobre o DNA do futebol paulista quanto a Copa Paulista.


Técnicos campeões da Copa Paulista (desde a adoção do nome atual pela FPF)

2008 – Atlético Sorocaba – Edu Marangon
2009 – Votoraty – Fernando Diniz
2010 – Paulista – Fernando Diniz
2011 – Paulista – Wagner Lopes
2012 – Noroeste – Moisés Egert
2013 – São Bernardo – Edson Boaro
2014 – Santo André – Ivan Izzo
2015 – Linense – Moisés Egert
2016 – XV de Piracicaba – Cleber Gaúcho
2017 – Ferroviária – PC de Oliveira
2018 – Votuporanguense – Rafael Guanaes
2019 – São Caetano – Marcelo Vilar
2020 – Portuguesa – Fernando Marchiori
2021 – São Bernardo – Márcio Zanardi
2022 – XV de Piracicaba – Cleber Gaúcho
2023 – Portuguesa Santista – Sérgio Guedes
2024 – Monte Azul – Alemão