No confronto de ida, em Recife, o Barra venceu por 2 a 1, na Arena Pernambuco
Será um grande segundo jogo entre os representantes de Santa Catarina e Pernambuco, com todos os ingredientes de uma grande decisão entre equipes do Sul e do Nordeste
Itajaí, SC , 03 (AFI) – O futebol brasileiro conhecerá, na tarde deste sábado (4), o primeiro campeão nacional de 2025. Barra Futebol Clube e Santa Cruz se enfrentam às 16h, na Arena Barra, em Itajaí-SC, pelo jogo decisivo da final da Série D do Campeonato Brasileiro. O vencedor será o 17º clube a conquistar o título da quarta divisão nacional.
Será um grande segundo jogo entre os representantes de Santa Catarina e Pernambuco, com todos os ingredientes de uma grande decisão entre equipes do Sul e do Nordeste. No confronto de ida, em Recife, o Barra venceu por 2 a 1, na Arena Pernambuco.
PESCADOR FAZ HISTÓRIA
O jovem Barra Futebol Clube, fundado há pouco mais de dez anos, faz uma campanha histórica e busca seu primeiro título nacional de prestígio. Do outro lado, o tradicional Santa Cruz quer reencontrar o caminho das conquistas.
O Tricolor pernambucano não levanta um troféu desde 2016, quando venceu a Copa do Nordeste. Desde então, a apaixonada torcida coral — que colocou mais de 45 mil pessoas na Arena Pernambuco no jogo de ida — acumula frustrações. Neste sábado, mesmo fora de casa, o Santa quer quebrar esse tabu.
O Barra-SC não se intimidou com os mais de 45 mil torcedores na Arena Pernambuco e conquistou uma vitória expressiva por 2 a 1. O Santa Cruz abriu o placar com Renato, aos 33 minutos do primeiro tempo. Mas o clube catarinense virou com Elvinho, aos 37, e com o artilheiro Renan Bernabé, aos 16 do segundo tempo.
BARRA BUSCA O PRIMEIRO TÍTULO / SANTA QUER O SEGUNDO
Com a vitória na ida, o Barra joga pelo empate neste sábado para conquistar seu primeiro título nacional. A Arena Barra, que receberá a final, já está com os 5.500 ingressos esgotados.
Já o Santa Cruz busca seu segundo título nacional. O primeiro foi o da Série C, em 2013. O clube também conquistou a Copa do Nordeste em 2016. Agora, precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis — ou por dois ou mais gols para ficar com a taça no tempo normal.
A CAMPANHA DO BARRA
O Barra FC, da cidade de Itajaí, fundado em 18 de janeiro de 2013, é campeão catarinense da Série C (2015) e da Série B (2021). Com forte infraestrutura e parceria com o Hoffenheim, da Alemanha, o time faz um campeonato praticamente perfeito:
23 jogos
15 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
49 pontos (71% de aproveitamento)
34 gols marcados, 11 sofridos
Artilheiros do Barra na Série D:
Renan Bernabé – 9 gols
Elvinho – 7
Symon – 6
Natan – 4
Cléo Silva – 2
Giovani, Marcelo, Paulo César, Vitinho e Vavá – 1 cada
Na primeira fase, o Barra liderou o Grupo A8, com 26 pontos e 61% de aproveitamento. Nos mata-matas, eliminou:
Cascavel (1×0 e 3×0)
Ceilândia (1×1 e 1×0)
Cianorte (0x0 e 1×0)
Inter de Limeira (2×0 e 3×2)
E venceu o Santa Cruz (2×1) no primeiro jogo da final.
CAMPANHA DO SANTA CRUZ
Comandado por Marcelo Cabo, o Santa Cruz também faz uma campanha consistente:
23 jogos
11 vitórias, 7 empates e 5 derrotas
40 pontos (57% de aproveitamento)
28 gols marcados, 17 sofridos
Artilheiros:
Thiago Galhardo – 7 gols (desfalca o time na final)
Giovany Soares – 5
Thiaguinho – 4
Renato – 3
Israel e William Alves – 2
Ariel, William Júnior e Balotelli – 1
Na fase de grupos, o Santa terminou em 2º lugar do Grupo 3, com 27 pontos (64% de aproveitamento). Nos mata-matas, eliminou:
Sergipe (1×2, 2×1 e 5×4 nos pênaltis)
Altos-PI (1×1, 0x0 e 3×1 nos pênaltis)
América-RN (1×0 e 0x0)
Maranhão (1×0 e 0x0)
E perdeu o primeiro jogo da final para o Barra, por 2 a 1.
COMO VEM O BARRA
O técnico Eduardo Souza, paulista de Votuporanga, disse esperar uma partida muito difícil diante do Santa Cruz, mesmo com a vantagem conquistada fora de casa:
“Sabemos que vai ser muito difícil. Demos um passo importante, mas agora temos que jogar por uma vitória. É preciso ter inteligência. Já passamos por isso no primeiro mata-mata contra o Cascavel. É um jogo que exige maturidade. Se Deus quiser, faremos uma grande partida e, quem sabe, conquistamos esse título”, disse.
Eduardo também fez um apelo à torcida do Barra:
“Espero que nosso torcedor compareça. Que possamos colocar 5 mil torcedores apoiando, como eles fizeram lá. Espero um clima de amizade, para coroarmos não só o Barra, mas toda a Série D, com uma grande final.”
Desfalques:
Jean Pierre, suspenso pelo terceiro cartão amarelo
Zagueiros à disposição: Iran e Guilherme Teixeira
SANTA CRUZ CHEGA PRESSIONADO
Após a derrota no jogo de ida, o Santa Cruz treinou forte durante a semana para corrigir erros e buscar a virada em Itajaí. O técnico Marcelo Cabo terá dois desfalques por suspensão:
Balotelli (volante), destaque da equipe
Thiago Galhardo (atacante), artilheiro com 7 gols
Balotelli marcou o gol do acesso à Série C e será substituído provavelmente por Pedro Favela. No ataque, Ariel pode ser o substituto de Galhardo, caso se recupere de lesão na panturrilha. Se não tiver condições, Pedro Henrique será o titular.
Marcelo Cabo demonstrou confiança:
“A decisão ainda está aberta. Lamentamos a derrota, porque tivemos boa performance, mas não o resultado. Já mostramos que podemos reverter fora de casa. O fator campo não será decisivo. Vamos jogar em um bom gramado também.”