Polêmica com Xabi Alonso: Valverde se pronuncia e reforça compromisso com o Real Madrid

Meio-campista uruguaio ficou de fora na vitória do Real, gerando debate entre torcedores.

Valverde é afastado em goleada de 5 a 0 do Real Madrid e se manifesta após polêmica na Champions League.

Real Madrid-2025
Valverde desabafa sobre situação. (Foto: Reprodução/Instagram/@fedevalverde)

Astana, KAZ, 1 (AFI) – O Real Madrid aplicou uma sonora goleada de 5 a 0 sobre o Kairat pela Champions League, mas o que realmente movimentou os bastidores foi o clima envolvendo Valverde. O uruguaio chamou atenção ao ficar afastado do grupo durante o aquecimento e passar os 90 minutos no banco, levantando dúvidas sobre seu momento com o técnico Xabi Alonso.

Durante o pré-jogo, Valverde não participou da tradicional resenha da roda de bobinho, ficando visivelmente distante dos companheiros. A situação provocou burburinho nas arquibancadas do Central Stadium e acendeu o alerta entre os torcedores merengues.

REAL MADRID E CHAMPIONS LEAGUE

Na véspera da partida, Valverde foi escalado para a coletiva ao lado de Xabi Alonso, reforçando expectativas de que começaria jogando. Contudo, uma fala do uruguaio sobre atuar improvisado na lateral-direita acabou repercutindo mal:

“Não nasci para jogar como lateral, não cresci aprendendo essa posição. Aconteceu de repente, jogar bem me encheu de orgulho. Eu tinha dúvidas se talvez tivesse tido sorte nesses jogos. Jogando como lateral, me senti confortável nesses jogos, e nós ganhamos muitas. Depois, joguei como ponta e ganhamos uma Liga dos Campeões. Também no meio-campo. Não me sinto confortável porque há muitas qualidades que não tenho, como a capacidade de fechar a defesa. Mas sempre tento dar o meu melhor e mostrar atitude. Sempre deixei claro que estou disponível para o que o treinador precisar.”

Com a ausência dos laterais Alexander-Arnold e Carvajal, a declaração de Valverde caiu como uma bomba, alimentando rumores de insatisfação e de possível atrito com a comissão técnica.

XABI ALONSO E POLÊMICA

Após a repercussão, Valverde utilizou as redes sociais para rebater as especulações e reafirmou sua disposição:

“Li vários artigos que me causaram dano. Sei que fiz jogos ruins, tenho consciência disso. Não me escondo e dou a cara. Realmente estou triste. De mim podem dizer muitas coisas, mas em hipótese alguma podem dizer que me recuso a jogar. Dei tudo e mais um pouco por esse clube, joguei fraturado, lesionado e jamais reclamei e nem pedi descanso. Tenho uma boa relação com o treinador, que me dá a confiança de dizer a ele qual é a posição que mais gosto dentro do campo, mas sempre deixei claro que estou disponível para atuar em qualquer lugar, em qualquer viagem e em todos os jogos. Deixei minha alma nesse clube e seguirei assim, ainda que às vezes não seja o suficiente ou que não jogue o que gostaria. Juro pelo meu orgulho que jamais me renderei e lutarei até o final jogando em qualquer posição”.

Do lado de fora, a barração de Valverde rendeu críticas ao treinador Xabi Alonso, que foi acusado de não dar uma posição fixa ao jogador e de agir de forma “muito vingativa”, segundo comentaristas espanhóis. O episódio segue dando pano pra manga em Madri, com a torcida de olho nos próximos capítulos.

KOMPANY SOBRE CHANCE DE TÍTULO NA CHAMPIONS: ‘É O NOSSO SONHO’