Primavera pode coroar ano mágico com título da Copa Paulista

Após acesso inédito ao Paulistão, Primavera busca coroar 2025 com título da Copa Paulista e estreia em competições nacionais.

IMG 4104
Clube de Indaiatuba já assegurou vaga inédita em competição nacional e encara o XV de Piracicaba na decisão. (Reprodução/ECP)

Campinas, SP, 30 (AFI) – O Primavera vive um 2025 inesquecível. Depois de conquistar o acesso inédito à Série A1 do Campeonato Paulista, o clube de Indaiatuba chega à final da Copa Paulista e já tem garantida sua primeira participação em uma competição nacional. O Fantasma eliminou o Grêmio Prudente na semifinal e agora encara o XV de Piracicaba em busca de fechar a temporada mais marcante de seus 98 anos com um título.

TEMPORADA HISTÓRICA

O feito marca uma virada de chave para o clube. Fundado em 1927, o Primavera jamais havia alcançado a elite do futebol estadual nem participado de torneios nacionais. Emocionado, o técnico Fernando Marchiori celebrou a conquista:

— É um clube de 98 anos que nunca foi para a primeira divisão estadual e nunca participou de uma competição nacional. Eu só tenho motivos para agradecer a Deus, à nossa diretoria e aos nossos atletas por fazer parte disso. É um momento muito especial.

Artilheiro da Copa Paulista com 11 gols em 16 jogos, Brunão também ressaltou a importância da caminhada:

— Estou muito feliz. Todos merecem muito. O trabalho que vem sendo feito com o Fernando, com os jogadores, diretoria e todos é muito especial. Só tenho um sentimento de gratidão por tudo isso.

CONSTRUÇÃO DA VIRADA

O Primavera atravessou décadas de altos e baixos. Teve conquistas modestas, como títulos da Segunda Divisão em 1977, 1995 e 2018, além da Série B2 em 2001, mas também crises, como a parceria frustrada com o Racing entre 2007 e 2009. A retomada aconteceu em 2020, com Deco e o empresário Nenê Zini liderando o processo de reconstrução, que culminou na transformação em SAF em 2022.

Hoje, a gestão conta com nomes conhecidos: o auxiliar de Marchiori é Rafael Marques, ex-atacante com passagens por Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro, enquanto a diretoria de futebol tem Rodrigo Arroz, ex-zagueiro campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2006. Ambos encerraram a carreira atuando pelo Primavera e permanecem como peças centrais no projeto que colocou o clube de volta ao mapa.

O CAMINHO ATÉ A FINAL

Na Copa Paulista, o Fantasma avançou como segundo colocado no Grupo 3, atrás justamente do XV, e superou Paulista (oitavas), União São João (quartas) e Grêmio Prudente (semifinal). Agora, terá pela frente o Nhô Quim, que faz o segundo jogo em casa por ter melhor campanha.

Os jogos da decisão já estão definidos: dia 5 de outubro (domingo), às 15h, no Moisés Lucarelli, em Campinas, e 11 de outubro (sábado), às 18h, no Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Se houver empate no agregado, o título será decidido nos pênaltis.

Com o Estádio Ítalo Mário Limongi em reforma para se adequar ao Paulistão de 2026, o Primavera tem mandado seus jogos no Moisés Lucarelli, casa da Ponte Preta. A torcida espera, agora, que o clube termine 2025 levantando a taça e confirmando, de vez, o ano mais especial de sua história.

Confira também: