Com Ivan em lista de Tite, Ponte Preta é celeiro de goleiros que foram à seleção
Entre os principais nomes formados pelo clube figurou Wilson Quiteto, que surgiu no início da década de 1970
Entre os principais nomes formados pelo clube figurou Wilson Quiteto, que surgiu no início da década de 1970
Campinas, SP, 16 – A Ponte Preta, que teve o goleiro Ivan convocado nesta sexta-feira por Tite para defender a seleção brasileira, é considerada uma escola de grandes jogadores da posição. Entre os principais nomes formados pelo clube figurou Wilson Quiteto, que surgiu no início da década de 1970 e depois brilhou pelo Santos.
Valdir Peres, que acabou sendo campeão brasileiro pelo São Paulo, em 1977, e defendeu muitos outros clubes, entre os quais o Corinthians, iniciou a sua carreira profissional pelo time de Campinas.
O mesmo vale para Sérgio Guedes, que no início de sua trajetória atuou pela Ponte entre 1984 e 1989, passando depois por grandes clubes como Cruzeiro e Santos.

GOLEIRO MAIS DESTACADO
O mais destacado goleiro da história da Ponte, porém, foi Carlos, que passou por várias categorias de base da seleção brasileira e defendeu inicialmente a seleção pré-olímpica em 1975.
Depois disso, ele já foi convocado para o time principal do Brasil pelo finado técnico Claudio Coutinho para ser o terceiro goleiro do País na Copa do Mundo da Argentina, em 1978, quando tinha 22 anos – mesma idade atual de Ivan.
O objetivo era ganhar experiência. O titular, na época, era Leão, do Palmeiras, e o reserva era Valdir Peres, do São Paulo.
PAULISTA DE 1977
Em 1977, Carlos participou do vice-campeonato paulista da Ponte Preta, então batida pelo Corinthians na decisão em que o clube de São Paulo encerrou um jejum de 23 anos sem título. Pelo clube de Campinas, ele ainda foi vice-campeão estadual em 1979 e 1981.
No Mundial da Espanha, em 1982, Carlos foi reserva de Valdir Peres e a partir de 1984, já defendendo o Corinthians, assumiu a titularidade da seleção, posto que ostentou na Copa de 1986, no México, onde o Brasil foi eliminado pela França nas quartas de final, nos pênaltis.
Moacir e Rafael, na década de 1970, e mais recentemente, Lauro e Alexandre Negri, foram outros goleiros de destaque formados pela Ponte Preta.
APÓS 17 ANOS
Ivan é o primeiro convocado do time de Campinas para a seleção brasileira principal desde 2002, quando o atacante Washington foi chamado para defender a equipe nacional em amistosos.
Antes, em 2001, Leão convocou Mineiro e Washington – em 2003, Ricardo Gomes incluiu Alexandre Negri para defender o Brasil na Copa Ouro da Concacaf, mas aquela seleção chamada para o torneio era sub-23.
“FELIZES”
“Estamos muito felizes que depois de tanto tempo a Ponte Preta volte a servir a seleção brasileira”, comentou o presidente do clube, José Armando Abdalla Jr, ao comentar a presença de Ivan na lista de Tite para os próximos amistosos do time nacional.
Nas décadas de 1970 e 1980, o clube chegou a ter vários jogadores convocados para a seleção principal, como os zagueiros Oscar e Polozi para a Copa de 1978. Depois o time teve Carlos, o lateral-direito Edson e os zagueiros Juninho e Nenê Santana chamados para defender o País.





































































































































