Fifa revela trio de mascotes da Copa do Mundo de 2026. CONFIRA
A Fifa divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens dos mascotes da Copa do Mundo de 2026, um dia após ter revelado seus respectivos nomes
Cada um dos mascotes também atua em uma posição diferente no futebol.
Campinas, SP, 25 – A Fifa divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens dos mascotes da Copa do Mundo de 2026, um dia após ter revelado seus respectivos nomes. O trio, em que cada representa um dos países-sede do Mundial – Canadá, EUA e México -, é simbolizado por animais e elementos típicos da biodiversidade da América de Norte. Cada um dos mascotes também atua em uma posição diferente no futebol.
“Maple, the Moose”, é um alce e representa o Canadá. O animal é um dos mais característicos do território canadense e será um goleiro no universo criado pela Fifa. O nome também faz referência à folha de ácer (“maple leaf”, em inglês), que é um símbolo nacional do Canadá e está presente na bandeira do país.
“Clutch, the Bald Eagle”, uma águia-careca, é um meio-campista e mascote dos Estados Unidos. A entidade escolheu o animal símbolo dos Estados Unidos para representar o país na competição. Se diferencia daquele escolhido em 1994, quando a Warner Bros criou o cachorro Striker como símbolo do primeiro Mundial disputado na América do Norte.
Por fim, “Zayu, the Jaguar” representa o animal marcante da cultura mexicana. No universo criado pela Fifa, será um atacante veloz, assim como um jaguar. Nos dois últimos mundiais disputados no México, a entidade optou por Juanito Maravilha (1970) e a pimenta jalapeño Pique (1986). Zayu será o primeiro animal a ser mascote na competição disputada no país.
Esta é a segunda vez que a Copa do Mundo terá três mascotes. Em 2002, no torneio disputado na Coreia do Sul e Japão, os alienígenas Kaz, Ato e Nik representaram os países-sede. Antes deles, em 1974, Tip e Tap representaram a competição disputada na Alemanha Ocidental.
“Os três mascotes são centrais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio que muda o jogo. Eles vão conquistar corações e desencadear celebrações em toda a América do Norte e em todo o mundo”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa, após a revelação das mascotes.
Além de estarem nas divulgações do torneio ao longo dos próximos meses, estarão disponíveis no novo videogame Fifa Heroes, produzido pela ENVER em parceria com a Solace, que será lançado no próximo ano. Ela reproduz o futebol em uma dinâmica arcade, com jogadores clássicos e personagens fictícios da cultura popular. Estará disponível para Android, iOS, Nintendo Switch, PlayStation e Xbox.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções. Até o Catar, o formato adotado pela Fifa contava com 32 equipes na disputa, com oito grupos. A partir do próximo ano, serão 12 chaves, com os dois melhor de cada e os oito melhores terceiros colocados avançando para o mata-mata.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Mundo
Flamengo define valor por Carrascal após assédio da Europa
01/01/2026 -
Futebol Mundo
ESPECIAL MUNDIAL DE CLUBES: Chelsea é campeão, mas brasileiros se destacam
31/12/2025 -
Futebol Mundo
ESPECIAL INTERCONTINENTAL: PSG vence Flamengo nos pênaltis e conquista título inédito
31/12/2025 -
Futebol Mundo
Modric põe Mourinho como técnico severo: 'Fez CR7 chorar'
31/12/2025





































































































































