Brasileiros passam em branco em Bola de Ouro e não levam prêmio em nenhuma categoria

A cerimônia da Bola de Ouro 2025, realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, consagrou os principais nomes do futebol mundial na temporada

A expectativa era alta para Raphinha, do Barcelona, mas terminou em quinto lugar de melhor do mundo

Raphinha foi indicado ao melhor jogador do mundo
Raphinha foi indicado ao melhor jogador do mundo (Foto: Reprodução-Redes Sociais)

Campinas, SP, 22 – A cerimônia da Bola de Ouro 2025, realizada nesta segunda-feira no Théâtre du Châtelet, em Paris, consagrou os principais nomes do futebol mundial na temporada. No entanto, nenhum dos brasileiros indicados foi premiado.

A expectativa era alta para Raphinha, do Barcelona. Um dos favoritos ao título, o atacante marcou 34 gols em 57 jogos na temporada 2024/25, foi artilheiro da Champions League e ajudou a equipe a chegar à semifinal, mas terminou apenas na quinta posição na disputa pelo prêmio de melhor jogador do futebol masculino.

O grande vencedor da noite foi Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain. O francês teve uma temporada excepcional, com 35 gols em 60 partidas. Com a camisa do time, foi campeão da Champions League, da Ligue 1, da Copa da França e da Supercopa da França.

Na categoria de melhor técnico de futebol feminino, o brasileiro Arthur Elias também não levou a premiação, que ficou com Sarina Wiegman, comandante da seleção inglesa.

O Troféu Yashin de melhor goleiro foi conquistado por Donnarumma, recém-contratado pelo Manchester City, deixando Alisson Becker, do Liverpool, sem a honraria. O ex-jogador do Internacional foi o campeão da categoria na edição de 2019.

Por fim, na disputa pelo título de melhor time, o Paris Saint-Germain levou a melhor sobre o Botafogo, único sul-americano entre os indicados.