Histórico, Roberval Davino é o 1º a fazer uso do desafio do vídeo em jogo da Copa Paulista
Em momento histórico, o técnico Roberval Davino, do Comercial, utilizou o recurso para o juiz rever o lance de João Victor em Marcelinho
O pênalti foi assinalado e convertido por Rodrigo Rodrigues.
Ribeirão Preto, SP, 19 (AFI) – A noite desta sexta-feira entrou para história do futebol brasileiro. A partida entre Comercial e XV de Piracicaba, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Paulista contou com uma novidade no sistema do árbitro de vídeo.
Foi implementada pela FPF nesta fase o desafio dos treinadores, onde cada técnico conta com dois desafios para usar durante o decorrer da partida, para lances de gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado.
E ela foi utilizada. Em momento histórico, o técnico Roberval Davino, do Comercial, utilizou o recurso para o juiz rever o lance de João Victor em Marcelinho. O pênalti foi assinalado e convertido por Rodrigo Rodrigues. O técnico Moisés Egert, do XV de Piracicaba, também pediu o desafio, mas o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos não viu penal em João Victor.
O árbitro Fabiano Monteiro dos Santos recorreu ao recurso de vídeo para analisar três lances capitais. Após o primeiro pedido, confirmou o pênalti que abriu o placar para o Bafo. No segundo tempo, manteve a decisão ao negar pênalti para o XV.
O último ato da tecnologia aconteceu já nos acréscimos, quando foi confirmado o pênalti a favor do Nhô Quim, garantindo o empate por 1 a 1no placar. Assim, tudo aberto para o jogo da volta, que vale vaga na decisão da Copa Paulista.

COMO FUNCIONA O DESAFIO NO VAR DO FUTEBOL?
A Fifa testou o desafio de vídeo na Copa do Mundo Feminina Sub-20 do ano passado e em outras competições menores. O treinador terá a oportunidade de usar o FVS quando considerar que o árbitro errou em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado.
O técnico terá direito a dois pedidos e caso o desafio seja aceito, não perde a solicitação utilizada. O pedido poderá se feito com um gesto do técnico girando o dedo no ar e um cartão de solicitação para o quarto árbitro.
A partir daí, o árbitro principal vai até a cabine à beira do gramado para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay. O árbitro poderá manter ou alterar a decisão.







































































































































