Algoz do Guarani em 2016, Boa Esporte busca retomada na última divisão mineira

Campeão da Série C em 2016 contra o Guarani, o Boa Esporte inicia sua reconstrução na Segunda Divisão do Mineiro após anos de queda.

IMG 3451
Clube mineiro aposta no retorno às origens para tentar deixar para trás anos de quedas e instabilidade. (Reprodução/BOA)

Ituiutaba, MG, 8 (AFI) – O Boa Esporte iniciou neste fim de semana sua caminhada de reconstrução na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, equivalente ao último nível estadual. O clube tenta retomar o protagonismo perdido após uma sequência de rebaixamentos que contrastam com o auge vivido em 2016, quando conquistou a Série C do Brasileiro justamente diante do Guarani, em Varginha.

O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA

Naquele 3 de outubro de 2016, o Boa Esporte entrou para a história ao levantar seu primeiro troféu nacional. Após o empate em 1 a 1 no Brinco de Ouro, em Campinas, o time mineiro foi avassalador no estádio Dilzon Melo, em Varginha, e aplicou 3 a 0 no Guarani.

Os gols foram marcados por Braian Samudio, Fellipe Mateus e Kaio Cristian, sacramentando o título. O Bugre, comandado por Marcelo Chamusca, contava com nomes como Fumagalli, Eliandro, Lenon e Leandro Santos, mas foi neutralizado pela equipe de Ney da Matta, que tinha destaques como Rodolfo, Samudio e Fellipe Mateus.

QUEDAS E RETORNO A ITUIUTABA

Após aquele feito, o Boa acumulou cinco rebaixamentos entre cenário nacional e estadual. Saiu da Série B em 2018, despencou à Série D em 2020 e, em 2024, caiu novamente no Mineiro, agora para a Segunda Divisão, algo que não acontecia havia mais de 20 anos.

A reconstrução começou pela volta às origens. Fundado em Ituiutaba, mas sediado em Varginha desde 2011, o clube retornou à cidade natal em julho deste ano. Com apoio da torcida e de empresários locais, o estádio Coleto de Paula será a casa do time até a inauguração do novo Estádio Municipal Júlia do Prado, em obras.

PRIMEIROS PASSOS NA SEGUNDONA

No domingo, o Boa venceu o Nacional de Uberaba por 2 a 0, com gols de Guilherme Marques e Pepe, conquistando os primeiros três pontos na competição. O time é comandado por Paulo Schardong, treinador que ganhou notoriedade ao eliminar o Cruzeiro da Copa do Brasil de 2023 com o Sousa-PB.

Agora, o desafio é buscar uma das duas vagas no Módulo 2 de 2026 e, passo a passo, sonhar novamente em figurar entre os grandes de Minas e do Brasil.