Evaristo Piza deixa o Botafogo-PB após livrar a equipe do rebaixamento na Série C

Piza encerra sua quarta passagem pelo clube com quatro vitórias, um empate e três derrotas

Em todas as suas passagens, o treinador comandou o Belo em 113 jogos. Pela segunda vez, livrou o clube do rebaixamento e chegou à última rodada brigando por uma vaga

Evaristo Piza
Foto: Divulgação

João Pessoa, PB , 04 (AFI) – O técnico Evaristo Piza se despediu mais uma vez da torcida botafoguense. Após sua quarta passagem pelo clube, o treinador não seguirá no comando do Botafogo-PB para a temporada de 2026.

Ele retornou ao time já com a Série C do Campeonato Brasileiro em andamento e, mesmo com poucos jogos restantes na primeira fase, conseguiu garantir a permanência do Belo na terceira divisão nacional.

BELO NA SÉRIE C

A campanha do Alvinegro da Estrela Vermelha no Brasileirão vinha sendo negativa. Com um jejum de vitórias que já durava quatro partidas e ocupando a 17ª colocação — dentro da zona de rebaixamento — a diretoria decidiu recorrer ao técnico paulista, na esperança de recolocar o time na disputa por uma vaga na próxima fase.

Em todas as suas passagens, o treinador comandou o Belo em 113 jogos. Pela segunda vez, livrou o clube do rebaixamento e chegou à última rodada brigando por uma vaga nas quartas de final.

DISCURSO DO CLUBE

A saída do treinador contraria o discurso adotado pelo clube no início de agosto. Na época, o empresário Filipe Félix, investidor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), afirmou que a renovação de Piza para 2026 estava “bem encaminhada”.

A reestreia de Evaristo Piza aconteceu em julho, contra o Londrina, pela 12ª rodada. Na ocasião, o time venceu e parecia ganhar fôlego para a reta final da competição. Apesar de alguns resultados positivos, o desempenho fora de casa e nos jogos decisivos contra adversários diretos não foi suficiente para embalar uma reação mais consistente.

QUARTA PASSAGEM

Piza encerra sua quarta passagem pelo clube com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Mesmo evitando o rebaixamento, o desempenho não garantiu vaga no quadrangular do acesso. O Botafogo-PB terminou a Série C na 13ª colocação, com 23 pontos — resultado de seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.

O treinador tem uma história marcante com o clube paraibano. Sua primeira passagem começou em 2018 e se estendeu até 2020, quando, em um cenário semelhante ao atual, também foi chamado para evitar o rebaixamento à Série D.

PIZA EM 2024

Antes de retornar em 2025, Piza comandou o time em 2024 e levou o Botafogo-PB até o mata-mata da Série C, após terminar a primeira fase como líder do grupo. Apesar da boa campanha inicial, o time não manteve o desempenho no quadrangular e acabou ficando sem o acesso.

Agora, Evaristo Piza encerra mais um ciclo no Belo. Além de livrar o clube de rebaixamentos, o treinador também foi responsável por conquistas importantes, como o título do Campeonato Paraibano e o vice-campeonato da Copa do Nordeste, ambos em 2019.