CBF aguarda julgamento do STJD e não nega chances de adiamento da 2ª fase da Série C

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para sexta-feira (5), às 10h da manhã, o julgamento de um recurso do Bugre que pede a anulação do jogo contra o Anápolis

Por enquanto, a CBF não trabalha com a possibilidade de mudanças na tabela da Série C, mas não esconde que pode sim adiar a primeira rodada da segunda fase

54675581481 69290557fc c
CBF aguarda julgamento do STJD e não nega chances de adiamento da 2ª fase da Série C

Campinas, SP, 03 (AFI) – Apesar da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro ter chego ao fim no último final de semana, mudanças em sua classificação ainda podem acontecer. Isso porque, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para sexta-feira (5), às 10h da manhã, o julgamento de um recurso do Bugre que pede a anulação do jogo contra o Anápolis. Caso isso aconteça, mudanças podem acontecer tanto no grupo da 2ª fase como entre os rebaixados.

No jogo, válido pela 13ª rodada, disputado no dia 21 de julho, no qual o time goiano venceu por 2 a 0, o Guarani alegou que o Anápolis ficou por alguns minutos com 12 jogadores em campo, algo não permitido pelas regras, alegando erro de direito do árbitro Marcello Ruda Neves (DF), responsável pela partida na ocasião.

Em um determinado momento, em uma substituição, o centroavante João Caleri – que daria o lugar para Igor Cássio – não deixou o gramado imediatamente. A defesa do Anápolis alega que o atleta não observou que foi substituído e que logo em seguida, quando foi percebido o erro, ele foi advertido com um cartão amarelo e retirado de campo imediatamente.

De qualquer forma, a denúncia se enquadra no no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê chances de anulação da partida quando esse erro comprometa diretamente o resultado da partida. Neste caso, o Anápolis já estava ganhando por 2 a 0.

MUDANÇAS NO G8 E NO Z4 DA SÉRIE C?

Porém, caso o STJD defina pela realização novamente da partida, tudo pode mudar tanto no G-8 como nos classificados. Na parte de cima da tabela, o Guarani caso vença esse duelo, poderia melhorar sua posição na classificação, o que traria mudanças na ordens dos duelos do Grupo B, e em caso de derrota, por três gols de diferença, teria até que mudar de grupo na segunda fase.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Do outro lado da tabela, o Anápolis que terminou em 15º com 23 pontos, poderia até ser rebaixado para Série D, caso acabe derrotado. Neste caso, o CSA seria beneficiado e se manteria na terceira divisão nacional.

Por enquanto, a CBF não trabalha com a possibilidade de mudanças na tabela da Série C, mas não esconde que pode sim adiar a primeira rodada da segunda fase em caso de decisão do STJD.