Jornal português aponta time do interior como 'mais moderno do Brasil'

Pouco conhecido na Europa, o Botafogo-SP foi o primeiro a implementar a gestão de Sociedade Anônima Desportiva no Brasil

Pouco conhecido na Europa, o Botafogo-SP foi o primeiro a implementar a gestão de Sociedade Anônima Desportiva no Brasil

0002050411764 img

Ribeirão Preto, SP, 29 (AFI) – O jornal português A Bola chamou atenção para um processo inovador no Brasil e que pode se expandir para outras equipes no futuro.

Pouco conhecido na Europa, o Botafogo-SP, de Ribeirão Preto, foi destaque no veículo português e tratado como ‘time mais moderno do Brasil’.

Isso porque o Pantera foi o primeiro clube brasileiro a utilizar o modelo de Sociedade Anônima Desportiva (SAD). A empresta Tex Holding adquiriu 40% do clube e, desde maio do ano passado tornou o Botafogo na primeira equipe com esse tipo de gestão no País, sendo admitido na CBF e na Federação Paulista de Futebol.

0002050411764 img

Com o sucesso do projeto, é possível que outras equipes brasileiras sigam o mesmo rumo, que já é comum na Europa. Na publicação, a Tex Holding explica que tinha a intenção de adquirir um clube português, mas optou pelo Brasil para se tornar pioneira nesse novo modelo.

“Em Portugal, o modelo de clube empresa está mais consolidado, mas o Botafogo de Ribeirão Preto nos fez escolher o Brasil com a ambição de ser pioneiro em clube empresa no País”, explica.

O projeto vem dando frutos e o Botafogo está na nona colocação da Série B, quatro pontos abaixo do G4. O clube não disputa a primeira divisão nacional desde 2001 e estava longe da Série B desde 2002.