FI ESPECIAL: Marcelo Fernandes é o 31º treinador a comandar Guarani e na Ponte Preta nos últimos 65 anos

Agora, duas semanas depois, Marcelo assume a Ponte Preta, substituindo Alberto Valentim, que vinha em baixa no comando

Marcelo Fernandes chegou ao Guarani no meio da Série C do Campeonato Brasileiro de 2025, tendo pego a equipe na zona de rebaixamento

Marcelo Fernandes
Foto: Divulgação/PontePress

Campinas, SP, 12 (AFI) – A chegada de Marcelo Fernandes, para substituir a Alberto Valentim no comando técnico da Ponte Preta, marca o “número 31” de treinadores que comandaram Guarani e Ponte Preta desde 1960, na pesquisa do Portal Futebol Interior.

Marcelo Fernandes chegou ao Guarani no meio da Série C do Campeonato Brasileiro de 2025, tendo pego a equipe na zona de rebaixamento. Fez um bom trabalho, recuperou o time, deixando em situação intermediária na classificação. Depois, acabou saindo após a derrota para o Náutico, no dia 26 de julho.

Agora, duas semanas depois, Marcelo assume a Ponte Preta, substituindo Alberto Valentim, que vinha em baixa no comando da equipe e que optou em ir para o América Mineiro.

TREINADORES QUE FIZERAM SUCESSO NO GUARANI E NA PONTE PRETA

Marcelo Fernandes espera ter o mesmo sucesso que tiveram alguns treinadores que passaram, com sucesso, por Guarani e Ponte Preta como Zé Duarte e Vadão, duas unanimidades entre as duas torcidas, além PepeCarbone e Jair Picerni, que acumularam bons trabalhos nos dois clubes rivais. Pepe, inclusive, levou o Guarani, em 1991, e a Ponte Preta, em 1997, aos acessos da Série B para a Série A do Campeonato Brasileiro.

TREINADORES IDENTIFICADOS COM O GUARANI, MAL NA PONTE PRETA E VICE-VERSA

Os treinadores com maior identificação com Guarani ou com a Ponte Preta, estiveram no rival. Armando RenganeschiFlamarionCarlos Gainette Tim (Elba de Pádua Lima); todos mais identificados com o Guarani, não foram bem na Ponte Preta. 

Coincidentemente o mesmo aconteceu com que se tinham uma ligação maior com a Ponte Preta e que não foram bem no Guarani. Cilinho, por exemplo, levou o Guarani ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 1989 e Nicanor de Carvalho teve apenas uma rápida passagem no final de 1995.

TAMBÉM JOGARAM NA PONTE PRETA E NO GUARANI

Desta lista de treinadores que estiveram comandando Ponte Preta e Guarani, três, quando eram jogadores, também vestiram as camisas dos dois times: O zagueiro Estevão Soares, o lateral Jair Picerni e o atacante Paulo Leão.

ZETTI, O PIOR DE TODOS

De todos estes treinadores, Zetti, ex-goleiro do São Paulo e da Seleção Brasileira, que não conseguiu firmar-se como treinador, fracassou nas duas equipes, tendo o pior desempenho entre todos os treinadores que dirigiam os dois times de Campinas.

Em 2004, Zetti foi o responsável pelo rebaixamento do Guarani na Série A do Campeonato Brasileiro, e, depois, na Ponte Preta, no ano seguinte, foram cinco jogos, com cinco derrotas e 0% de aproveitamento.

QUINZE JÁ SÃO FALECIDOS

De todos estes treinadores, 15 são falecidos: Armando RenganeschiBenazi, Carbone, CilinhoFlamarion, Francisco Sarno, Luiz Carlos Ferreira, Milton dos Santos, Nicanor de CarvalhoPaulo Leão, Pedro Rocha, Rubens Minelli, Tim, Vadão Zé Duarte.

CONFIRA TODOS OS 31 TREINADORES QUE ATUARAM NO GUARANI E NA PONTE PRETA NOS ÚLTIMOS 65 ANOS

1-      Abel Braga

2-      Armando Renganeschi

3-      Benazzi

4-      Carbone

5-      Cilinho

6-      Estevão Soares

7-      Fito Neves

8-      Flamarion

9-      Francisco Sarno

10-   Gainette

11-   Geninho

12-   Givanildo

13-   Hélio dos Anjos

14-   Jair Picerni

15-   Luiz Carlos Ferreira

16-   Marcelo Chamusca

17 – Marcelo Fernandes

18-   Milton dos Santos

19-   Nelsinho Batista

20 –   Nicanor de Carvalho

21-   Paulo Leão

22-   Pedro Rocha

23-   Pepe

24-   Pintado

25-   Rubens Minelli

26-   Tim

27-   Vadão

28-   Vanderley Luxemburgo

29-   Vinícius Eutrópio

30 –   Zé Duarte

31-   Zetti