Barcelona tira capitania de Ter Stegen após impasse com LaLiga

Alemão perde braçadeira no Barcelona por se recusar a liberar exames médicos à LaLiga.

Barcelona afasta Ter Stegen da capitania após recusa em liberar exames médicos para LaLiga.

Ter Stegen. Foto: Divulgação/Barcelona
Ter Stegen. Foto: Divulgação/Barcelona

Barcelona, Espanha, 7 (AFI) – O Barcelona tirou a braçadeira de capitão do goleiro Ter Stegen e abriu processo disciplinar após o jogador se recusar a autorizar o envio de seus exames médicos ao Comitê da LaLiga. O impasse surgiu porque o clube pretendia utilizar o laudo para abater até 80% do salário do alemão no cálculo do Fair Play Financeiro.

Com a negativa do goleiro, o clube viu frustrada a tentativa de registrar reforços como Joan García e Szczesny para a temporada, já que a manobra depende da autorização do atleta. Agora, Ronald Araujo é quem assume a faixa de capitão da equipe catalã.

BARCELONA, LALIGA E O FAIR PLAY FINANCEIRO

Segundo o comunicado oficial, Ter Stegen está afastado da capitania enquanto o processo disciplinar segue em andamento. O Barcelona avalia até mesmo medidas judiciais para resolver a situação, já que os dados médicos são confidenciais e só podem ser enviados com autorização do jogador.

O clube já utilizou esse tipo de recurso em outras temporadas para inscrever reforços, sempre seguindo as regras da LaLiga. Para liberar a manobra, a liga exige avaliação de uma junta médica, que determina o tempo de afastamento e autoriza a flexibilização das contas para registro de novos atletas.

Screenshot 243
Ter Stegen. Foto: Reprodução/Instagram/@mterstegen1

REFORÇOS, LESÃO E FUTURO DE TER STEGEN NO BARCELONA

A lesão nas costas de Ter Stegen, que deve deixá-lo fora dos gramados por pelo menos três meses, abriu a brecha para o Barcelona tentar inscrever Joan García, recém-contratado para o gol. Entretanto, o alemão bateu o pé e não liberou os exames, jogando água no chope da diretoria.

O goleiro anunciou recentemente que fará uma nova cirurgia, aumentando as dúvidas sobre seu futuro no clube. Com contrato até 2028 e salário alto, a permanência do alemão ficou sob risco, principalmente após a chegada de García e a manutenção de Szczesny e Iñaki Peña no elenco.

A decisão de afastar Ter Stegen da capitania ocorre às vésperas do Troféu Joan Gamper, abrindo espaço para Ronald Araujo comandar a equipe dentro e fora de campo.