Flamengo tenta quebrar tabu histórico na Copa do Brasil 2025
Rubro-Negro jamais virou desvantagem fora no mata-mata nacional fora do Carioca.
Rubro-Negro encara o Atlético-MG precisando reverter desvantagem inédita fora de casa.
Rio de Janeiro, RJ, 5 (AFI) – O Flamengo enfrenta uma missão pesada nesta semana: precisa virar um resultado negativo fora de casa, algo que nunca conseguiu em competições nacionais de mata-mata, com exceção do Cariocão. Após perder por 1 a 0 para o Atlético-MG no Maracanã, o Rubro-Negro visita a Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, às 19h, em busca de uma classificação heroica para as quartas da Copa do Brasil.
O time carioca terá que vencer por dois gols de diferença para avançar direto, ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis. O retrospecto, porém, pesa: em 13 confrontos anteriores com desvantagem, foram 11 eliminações e dois vice-campeonatos, segundo levantamento do Gato Mestre do ge. O Flamengo até já venceu fora, mas nunca pelo placar necessário para reverter a situação.
FLAMENGO E O DESAFIO EM MATA-MATA NACIONAL
O histórico rubro-negro mostra dificuldades na hora de buscar viradas em jogos decisivos longe do Rio. Em 2000, por exemplo, na Copa do Brasil, o Flamengo foi goleado pelo Santos por 4 a 0 no Maracanã e, mesmo marcando dois gols na Vila Belmiro, não conseguiu reagir e perdeu por 4 a 2. No mesmo ano, na Copa Mercosul, fez jogo duro contra o River Plate, mas acabou derrotado por 4 a 3 na Argentina.
Contra o São Paulo, em 2020, a história se repetiu: derrota por 2 a 1 em casa e novo revés, dessa vez por 3 a 0, no Morumbi. Situação parecida ocorreu nas quartas da Copa do Brasil de 2023, quando o Flamengo perdeu por 1 a 0 no Maracanã e, apesar de abrir o placar no Morumbi, cedeu o empate e ficou com o vice.
COLEÇÃO DE ELIMINAÇÕES FORA DO RIO
Em outras ocasiões, o Rubro-Negro também esbarrou no regulamento ou no nervosismo. Na Libertadores de 2010, fez 2 a 1 na Universidad de Chile fora de casa, mas foi eliminado pelo critério de gols fora. Em confrontos contra times como Ceará, Argentinos Juniors, e Peñarol, o Flamengo ficou pelo caminho mesmo com boas atuações ou jogos equilibrados. Em 2024, por exemplo, não saiu do 0 a 0 contra o Peñarol, após revés em casa, e acabou eliminado, o que resultou na saída do técnico Tite.
A única exceção aconteceu no Campeonato Carioca de 2001, quando o Flamengo conseguiu virar a desvantagem contra o Vasco, vencendo por 3 a 1, mas ambos os jogos foram disputados no Maracanã. Agora, o desafio é romper essa escrita justamente diante do Atlético-MG, fora dos seus domínios, para seguir vivo na Copa do Brasil.





































































































































