Alberto Valentim passa 'ileso' em julgamento do STJD

A denúncia ocorreu apenas por terceiros, duas funcionárias do Ituano. Não existe nenhuma prova da Procuradoria Geral

Brasileiro - Série C
Alberto Valentim, livre de suspensão. Foto: Julio Cesar Costa

Campinas, SP, 04 (AFI) – Liberado ao Dérbi 210, o técnico Alberto Valentim foi julgado, nesta segunda-feira (04), pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Gancho é pela suposta presença do treinador no vestiário e nos camarotes do Novelli Júnior, na vitória da Alvinegra diante do Ituano por 1 a 0, em maio.

Na ocasião, treinador, suspenso por três cartões amarelos, foi substituído pelo auxiliar Douglas Leite à beira do gramado.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

RELATO

Fato foi relatado em súmula pela árbitra Daiane Muniz. Valentim é enquadrado no artigo 228 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): ‘exercer cargo, função ou atividade, na modalidade desportiva, durante o período em que estiver suspenso por decisão da Justiça’.

De acordo com o julgamento, o técnico da Ponte Preta estava em um camarote visitante no estádio Novelli Júnior, em Itu, e no intervalo, teria entrado no vestiário visitante. O comandante jamais foi réu em qualquer ocasião.

Alberto Valentim fala sobre o Dérbi 210 (Foto: Reprodução)
Alberto Valentim fala sobre o Dérbi 210 (Foto: Reprodução)

ABSOLVIDO

Nenhum membro de arbitragem presenciou o caso. De acordo com o advogado da Ponte, Ricardo Horta, ocorreu um erro de identificação. Segundo ele, o técnico não realizou nada contra o regulamento. Com três advertências, o treinador não esteve presente na partida diante do Ituano, pela quinta rodada.

A denúncia foi realizada há mais de 1 mês depois do jogo. A partida foi realizada no dia 12 de maio, e a denúncia ocorreu apenas no dia 1 de julho. Portanto, Valentim está absolvido.

Sem prova documental, é impossível haver punição. A denúncia ocorreu apenas por terceiros, duas funcionárias do Ituano. Não existe nenhuma prova da Procuradoria Geral.

REDES SOCIAIS

Em nenhuma rede social, seja X, seja Instagram ou Youtube, houve alguma prova de imagem da presença de Alberto Valentim. Sequer nos bastidores do Youtube da PonTV, ele esteva presente. Não há qualquer registro ocular ou documental.

Valentim é figura famosa em Itu e treinou o Ituano no ano passado, em 2024. Terá uma advertência ao denunciador. De acordo com o advogado Alcino Guedes, foi uma denúncia “ouvi não dizer”. Na dúvida, ele prefere não condenar o comandante.

AGENDA

Elvis abriu o placar cobrando falta (Foto: Marcos Ribolli - PontePress)
Elvis abriu o placar cobrando falta (Foto: Marcos Ribolli – PontePress)

Pela 16ª rodada, a Ponte Preta joga no sábado (09). A Ponte visita o Botafogo-PB às 17h00, no Almeidão, em João Pessoa (PB).

Confira também: