Mixto-MT 1 x 0 Portuguesa - Lusa terá de reverter em casa na Série D
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR
A Portuguesa, que terminou a fase de grupos como líder do Grupo A6, precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar
Cuiabá, MT, 02 (AFI) – A Portuguesa tropeçou fora de casa e foi derrotada por 1 a 0 pelo Mixto-MT, na noite deste sábado (02), no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá, pelo jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Agora, a Lusa precisará buscar a virada em casa, no duelo decisivo do próximo dia 9, no Canindé, para seguir viva na competição.
A vitória do Mixto veio em um jogo equilibrado, mas com domínio inicial dos donos da casa, que abriram o placar ainda no primeiro tempo com Gilvan, em cobrança de pênalti. A Portuguesa demorou a entrar no jogo, mas, após sofrer o gol, passou a dominar as ações ofensivas.
Apesar de criar várias chances claras, não conseguiu empatar, parando em boas defesas do goleiro Mota e na falta de pontaria.
Com o resultado, o time mato-grossense joga pelo empate no segundo confronto para garantir vaga nas oitavas de final. Já a Lusa, que terminou a fase de grupos como líder do Grupo A6, precisa de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal, ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
MIXTO NA FRENTE
O Mixto começou melhor a partida, pressionando e dificultando a saída de bola da Portuguesa. Logo aos cinco minutos, Dionatha acertou a trave de Bruno Bertinato. A equipe da casa reclamou de um pênalti não marcado aos oito minutos, após suposto toque de mão.
A Lusa respondeu aos 24 com chute de Igor Torres na trave, e, em seguida, com finalização perigosa de Tauá. Aos 29, Gilvan foi derrubado por Carlos Eduardo na área e, na cobrança, bateu com categoria para fazer 1 a 0 aos 30 minutos.
A Portuguesa acordou nos minutos finais e passou a pressionar. Lohan perdeu chance clara aos 37, e a equipe teve outras boas oportunidades com Cauari, Igor Torres e Cristiano, mas todas foram paradas pelo goleiro Mota ou saíram por pouco.

NADA DE GOLS
No retorno do intervalo, a Lusa manteve a postura ofensiva. Cristiano desperdiçou boa chance logo aos seis minutos, e Lohan parou em mais uma defesa de Mota. Aos 13, Cristiano até acertou o travessão, mas estava impedido.
A entrada de De Paula deu novo fôlego ao meio-campo da Portuguesa, que manteve a pressão até o fim. Aos 46, uma cabeçada perigosa obrigou Mota a mais uma grande intervenção. Ainda deu tempo para Emerson desperdiçar um contra-ataque para o Mixto, mas o placar permaneceu inalterado.
DECISÃO
Com o resultado, o Mixto leva vantagem para o jogo da volta, que será disputado no próximo dia 9 de agosto, às 16h, no Canindé, em São Paulo. A Portuguesa precisa fazer valer o fator casa e transformar sua superioridade ofensiva em gols para avançar na Série D do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 2ª Fase
-
Rodada:
- 1ª rodada
-
Data:
- 02/08/2025
-
Horário:
- 21:00
-
Árbitro:
- Ivan da Silva Guimaraes Junior (AM)
-
Assistentes:
- Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (AM) e Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM)
-
Cartões Amarelos:
- Mixto: Felipe Santiago
- Portuguesa: Matheus Leal, Carlos Eduardo, Matheus, Lohan
-
GOLS:
- Mixto: Gilvan – 30’1T
-
Público:
- 2.473 (2.065 pagantes)
-
Renda:
- R$ 29.770,00
-
Estádio:
- Dutrinha
-
Local:
- Cuiabá (MT)





































































































































