Série D: Rio Branco-ES faz melhor campanha capixaba desde 2020

Com 26 pontos na fase de grupos, Rio Branco-ES supera marcas de Real Noroeste e Nova Venécia e entra com moral no mata-mata da Série D.

IMG 2349
Rio Branco-ES garante classificação e registra a maior campanha de um time capixaba na fase de grupos da Série D desde 2020. (Reprodução/Instagram)

Cariacica, ES, 28 (AFI) – O Rio Branco-ES está classificado para o mata-mata da Série D 2025 com um feito digno de comemoração. A vitória por 3 a 0 sobre o Maricá, neste sábado, não apenas garantiu a vice-liderança do Grupo 6, como também colocou o Capa-Preta no topo do ranking de campanhas de clubes capixabas na primeira fase da competição desde a reformulação de 2020.

MELHOR DESEMPENHO CAPIXABA EM CINCO ANOS

Com 26 pontos e aproveitamento de 61,9%, o Rio Branco-ES superou a campanha histórica do Real Noroeste, que em 2022 havia feito 23 pontos e ficado em terceiro lugar no seu grupo (54,8%). O Nova Venécia, no mesmo ano, foi outro destaque com 22 pontos e 52,4%, ocupando a quarta posição.

Desde a implementação do atual formato da Série D, com 64 clubes divididos em oito grupos e 14 rodadas na primeira fase, nenhum representante do Espírito Santo havia alcançado esse desempenho até então. A consistência do Brancão ao longo da campanha coroa o trabalho da equipe e enche o torcedor de esperança para a próxima etapa.

REENCONTRO COM O ALGOZ DE 2017

Classificado, o Rio Branco-ES agora enfrenta o Luverdense na segunda fase. Pelo regulamento, o time com melhor pontuação na primeira fase faz o segundo e decisivo jogo em casa. Assim, o primeiro confronto acontece no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, e a volta será no estádio Kleber Andrade.

O duelo traz à tona um antigo trauma da torcida capixaba. Em 2017, pela Copa Verde, o Capa-Preta enfrentou o Luverdense nas quartas de final. Depois de passar pelo Tocantins, o time capixaba foi derrotado por 5 a 0 no jogo de ida, em uma das eliminações mais marcantes de sua história recente.

Agora, o reencontro é encarado como uma chance de revanche e também como prova do amadurecimento do clube. Com a melhor campanha de um time do Espírito Santo na era atual da Série D, o Rio Branco-ES chega fortalecido e motivado a mudar o desfecho frente ao algoz do passado.