Flamengo libera De la Cruz para visitar a família no Uruguai

Mesmo sem entrar em campo, jogador foi o centro das atenções após ter sua situação exposta pelo médico José Luiz Runco

Em tratamento de uma lesão crônica no joelho direito, o meia De la Cruz foi liberado pelo Flamengo para visitar sua família no Uruguai

De LA CRUZ
De la Cruz em ação pelo Flamengo (Foto: Adriano Fontes-CRF)

Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – A situação do meia De la Cruz segue movimentando os bastidores do Flamengo. Longe dos gramados para tratamento de uma lesão no joelho direito, o jogador foi liberado pela diretoria para passar o final de semana com a família no Uruguai. O clube carioca enfrentará o Atlético-MG neste domingo (27), pela 17ª rodada do Brasileirão, no Maracanã. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande. 

MAIS DETALHES

O Flamengo decidiu liberar De la Cruz em razão da semana turbulenta que ele passou. O ex-chefe do departamento médico rubro-negro, José Luiz Runco, divulgou a situação do uruguaio em um grupo de WhatsApp, tratando sua lesão como crônica e irreparável no joelho direito, mas que também sofre com dores no joelho esquerdo. O vazamento caiu como uma bomba para a diretoria.

Demitido na sequência, o doutor também causou polêmica ao falar sobre a dificuldade que seria vender o atleta, que não vem conseguindo emplacar uma sequência de jogos. 

“Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo.”, escreveu Runco.

RESPOSTA

De la Cruz evitou inflamar o assunto, mas postou uma foto nas redes sociais com a legenda: “Nunca deixe que ninguém te diga que não pode fazer algo”. Os líderes do elenco, em especial o também meia Arrascaeta, companheiro de seleção do camisa 18, se incomodaram com a forma que o caso foi exposto. O clima com Runco já não era dos melhores desde o início do ano e o vazamento da mensagem foi avaliado internamente como a gota d’água. 

Após a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, Arrascaeta lamentou as polêmicas recentes no clube e afirmou que o elenco precisa estar unido e focado dentro de campo, embora seja difícil.

“Independentemente de quem for, se for o Nico (De la Cruz) ou outro jogador, temos de estar juntos. É muito difícil estar focado dentro de campo e treinando quando acontecem coisas assim. Tenho seis anos de Flamengo e sempre acontecem muitas coisas”, afirmou o camisa 10.

COMPLICADO

Contratado no início do ano passado por R$ 77,7 milhões, De la Cruz soma 61 partidas, três gols e seis assistências pelo time da Gávea. Em 2025, ele chegou a emplacar uma sequência de oito jogos consecutivos como titular, entre 8 de março e 13 de abril, mas voltou a sofrer com problemas físicos. Na última temporada, ele disputou mais de 3.000 minutos.

Com a camisa do rubro-negro, De la Cruz já conquistou uma Copa do Brasil (2024), uma Supercopa do Brasil (2024) e dois Campeonatos Cariocas (2024 e 2025).

PRÓXIMO JOGO

Com 33 pontos, o Flamengo figura na segunda colocação do Brasileirão e tem um a menos que o líder Cruzeiro, que tem uma partida a mais na competição. Por outro lado, o Atlético-MG, seu próximo adversário, está em nono lugar, com 20 pontos. O confronto terá início às 20h30.