Primavera x Rio Branco - Duelo em busca da recuperação na Copa Paulista
Após o fim do primeiro turno, o Fantasma da Ituana ocupa a segunda colocação do grupo, com nove pontos e 77% de aproveitamento
Enquanto isso, o Tigre da Paulista, de Americana, entra em campo tentando iniciar uma reação no returno. O Rio Branco amarga a sexta e última posição do grupo
Por: Rivail Oliveira
Indaiatuba, SP , 19 (AFI) – Na manhã deste domingo, em partida válida pela sexta rodada do Grupo 3 da Copa Paulista, o Primavera enfrenta o Rio Branco às 11h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O time de Indaiatuba vem mandando seus jogos na cidade por conta de reformas no Estádio Ítalo Mário Limongi, localizado na zona industrial de Indaiatuba, seguindo recomendações da Federação Paulista de Futebol.
Será um confronto importante entre dois times em situações opostas na tabela.
Após o fim do primeiro turno, o Fantasma da Ituana ocupa a segunda colocação do grupo, com nove pontos e 77% de aproveitamento. A equipe soma duas vitórias e três empates (invicta até aqui), com oito gols marcados e seis sofridos. O Primavera busca encostar no líder XV de Piracicaba, que chegou aos 14 pontos após vencer o São Bento na última sexta-feira, no Barão de Serra Negra. O time de Indaiatuba ainda ostenta o melhor ataque da chave, com oito gols, e conta com o artilheiro da competição, Brunão, autor de cinco tentos.
Enquanto isso, o Tigre da Paulista, de Americana, entra em campo tentando iniciar uma reação no returno. O Rio Branco amarga a sexta e última posição do grupo, com apenas dois pontos conquistados em cinco jogos — nenhum vitória, dois empates e três derrotas —, com apenas um gol marcado e seis sofridos, o que representa um aproveitamento de apenas 13%.
TRAJETÓRIAS DISTINTAS E DUELO ANTERIOR
Na estreia da Copa Paulista, no dia 14 de junho, no Décio Vitta, Rio Branco e Primavera ficaram no 0 a 0. A partir daí, as campanhas seguiram caminhos bem diferentes.
O Primavera venceu o Guarani por 4 a 3, bateu o Paulista por 1 a 0, empatou em 1 a 1 com o XV de Piracicaba e ficou no 2 a 2 com o São Bento. Já o Rio Branco perdeu para o XV por 3 a 1, foi derrotado por 2 a 0 pelo São Bento, empatou sem gols com o Paulista e perdeu por 1 a 0 para o Guarani.
Nos últimos três confrontos entre o Fantasma da Ituana e o Tigre da Paulista, tem havido equilíbrio. Além do empate sem gols neste ano, pela atual edição da Copa Paulista, em 2023 as equipes se enfrentaram duas vezes pela mesma competição: vitória do Primavera por 3 a 2 em Indaiatuba e triunfo do Rio Branco por 1 a 0 em Americana.
COMO VEM O PRIMAVERA
“Pés no chão” é a palavra de ordem no Primavera na véspera do clássico regional entre Indaiatuba e Americana. O técnico Fernando Marchiori, apesar dos bons números da equipe, prefere adotar cautela.
— Acredito que precisamos ter tranquilidade, fazer sempre o melhor e deixar as estatísticas em segundo plano. Elas são boas, claro, mas nosso foco precisa estar em evoluir jogo a jogo, buscar estabilidade e identidade, sempre respeitando os adversários. Nossa proposta é aliar bom futebol aos resultados — avaliou o treinador.
Marchiori também comentou o processo de adaptação ao campo do Moisés Lucarelli:
— É um belo estádio, com excelente gramado. Isso exige adaptação, mas acredito que nos ajustamos bem e a tendência é evoluirmos ainda mais neste segundo jogo aqui.
Para esta partida, o treinador deve manter a base da equipe que empatou em 2 a 2 com o São Bento, também no Moisés Lucarelli. O time não tem desfalques por suspensão.
E O TIGRE DA PAULISTA
Na tentativa de “virar a chave” na Copa Paulista, o Rio Branco treinou intensamente durante a semana no Estádio Décio Vitta, visando o duelo deste domingo contra o vice-líder Primavera.
Em entrevista coletiva, o técnico Fábio Toth analisou a última partida da equipe:
— No jogo anterior, controlamos a posse, mas cometemos um erro de passe que acabou resultando no gol adversário. Tivemos boas chances de empatar, mas não fomos eficazes nas finalizações.
Segundo o treinador, a equipe tem criado oportunidades, mas ainda sofre com a falta de gols:
— Infelizmente, não estamos conseguindo marcar. Treinamos bastante durante a semana e tivemos ao menos duas boas chances de empatar no último jogo, mas a bola não entrou — lamentou.
Toth também falou sobre os desafios financeiros e estruturais do clube:
— Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos na Copa Paulista. O orçamento é apertado e a diretoria tem agido com responsabilidade, o que considero correto. Não dá para fazer loucuras. O que posso garantir é que continuarei trabalhando enquanto estiver aqui, com toda dedicação.
Para o confronto deste domingo, o Rio Branco pode ter mudanças na escalação, mas a formação titular será confirmada apenas minutos antes da partida.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 6ª
-
Data:
- 20/07/2025
-
Horário:
- 14:00
-
Árbitro:
- Murilo Tarrega Victor
-
Assistentes:
- Risser Jarussi Corrêa e Claudio Rafael Ribeiro




































































































































