Palmeiras tem Mundial? Leila Pereira responde em entrevista a jornal alemão
Verdão ressalta importância histórica da Copa Rio de 1951 e a estrela vermelha no escudo
Presidente do Palmeiras destaca título do Mundial de 1951 e relembra reconhecimento oficial da Fifa
São Paulo, SP, 27 (AFI) – Palmeiras voltou a dar destaque ao seu título mundial de 1951, conquistado na Copa Rio. A presidente do clube alviverde, Leila Pereira, ressaltou o reconhecimento do feito pela Fifa em entrevista recente, lembrando que a conquista colocou o nome do futebol brasileiro no topo do planeta.
O campeonato, realizado no Rio de Janeiro, contou com hospedagem e passagens bancadas pela prefeitura, e foi considerado por muitos como uma espécie de Copa do Mundo de Clubes, antes mesmo da criação do torneio pela entidade máxima do futebol.
“A história não pode ser apagada. Para nós, e para todos que conhecem a história do futebol, o Palmeiras é, sim, campeão mundial. A estrela representa o orgulho da nossa história, e o fato de termos sido pioneiros, que colocaram o nome do futebol brasileiro no topo do mundo”, disse Leila
MUNDIAL DE CLUBES E FIFA: PALMEIRAS NA HISTÓRIA
Na publicação internacional, o significado da estrela vermelha no escudo do Verdão também foi explicado, simbolizando o orgulho de ser pioneiro mundial. Em 2014, o Comitê Executivo da Fifa oficializou o reconhecimento da Copa Rio como o primeiro Mundial de Clubes da história.
O texto ainda relata que a Fifa chegou a equiparar o título de 1951 e outros torneios intercontinentais na categoria ‘Copas interconfederativas’, mas após repercussão, a entidade retirou o documento do ar.
CAMINHADA DO PALMEIRAS NA COPA RIO DE 1951
Idealizada para recuperar o ânimo após o Maracanazo, a Copa Rio recebeu oito equipes, incluindo grandes clubes da Europa como Juventus-ITA, Nice-FRA e Estrela Vermelha-SRB, além dos brasileiros Palmeiras e Vasco da Gama.
O Verdão avançou à decisão contra a Juventus, venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo em 2 a 2, levantando o troféu inédito. O reconhecimento mais recente da Fifa veio em 2014, na reunião do Comitê Executivo durante a Copa do Mundo.





































































































































