Grêmio aguarda Carballo e avalia venda para reforçar caixa

Volante Carballo retorna ao Grêmio após empréstimo nos EUA; clube analisa venda para atingir meta financeira.

IMG 1020
Volante uruguaio volta ao Grêmio após empréstimo e pode ser negociado no mercado. (Reprodução/NYRB)

Porto Alegre, RS, 18 (AFI) – O Grêmio vive expectativa com o retorno do volante Felipe Carballo, que encerra empréstimo ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos, no fim deste mês. O clube norte-americano não sinalizou que irá exercer a opção de compra, e o uruguaio é aguardado em Porto Alegre para definir o futuro. O contrato com o Tricolor vai até 2026, mas uma nova transferência não está descartada.

O elenco gremista volta aos treinos no CT Luiz Carvalho no dia 23, e Carballo deve se apresentar junto ao grupo. O jogador, de 28 anos, fez 24 partidas pelo clube dos EUA, sendo titular em 15 jogos, com dois gols e uma assistência nesse período.

GRÊMIO BUSCA VENDAS PARA ATINGIR META FINANCEIRA DA SÉRIE A

O Tricolor gaúcho ainda precisa arrecadar cerca de R$ 55 milhões com vendas de jogadores até o fim do ano para cumprir a meta orçamentária. Carballo aparece como um dos principais ativos do elenco e pode ser negociado para reforçar o caixa do clube na Série A do Brasileirão.

Com o possível retorno do uruguaio, o número de estrangeiros no elenco sobe para 11, ultrapassando em dois o limite permitido nas competições nacionais. O excesso pode forçar o clube a buscar negociações e equilibrar o grupo para a sequência da temporada.

CARBALLO NO MERCADO E O DESAFIO DOS ESTRANGEIROS NO GRÊMIO

Carballo chegou ao futebol dos Estados Unidos em agosto de 2024 e, desde então, se firmou como opção no meio-campo, mas ainda não tem destino definido. A diretoria gremista monitora oportunidades de venda, enquanto avalia alternativas para ajustar o elenco dentro das regras do campeonato brasileiro.

ATHLETICO PARANAENSE TEM INTERESSE

O Athletico Paranaense surge como um dos principais interessados na contratação de Felipe Carballo. O Furacão monitora de perto a situação do meio-campista e pode formalizar proposta nos próximos dias.

Além do uruguaio, o clube paranaense também tem interesse no zagueiro Jemerson, de 32 anos, que está fora dos planos do Grêmio e deve ser negociado na janela de transferências que abre em julho e vai até setembro. O defensor, que atuou em 26 jogos na temporada (24 como titular), foi alvo de críticas por parte da torcida, mas seguiu sendo utilizado devido às lesões de Kannemann e Rodrigo Ely, e à falta de peças na zaga.

O interesse do Athletico por Jemerson não é novo. O clube já havia tentado sua contratação em duas oportunidades recentes: no início da temporada passada, quando o técnico era Cuca, e novamente quando o jogador deixou o Atlético Mineiro para assinar com o Grêmio.

Com a necessidade de realizar vendas, o Tricolor pretende negociar o defensor caso receba uma proposta satisfatória. No elenco gremista, a zaga ainda conta com Wagner Leonardo, Gustavo Martins e Viery — sendo os dois últimos também utilizados como laterais em diversas ocasiões.

Confira também: