Série C: Guarani dá passo decisivo rumo à SAF com aprovação de novo estatuto

A medida contou com apoio da atual diretoria, que já manifestou publicamente o interesse em concluir a transição para SAF até o final de 2025

Com a aprovação da nova versão do estatuto, o Guarani agora tem respaldo legal para negociar e estruturar a criação de uma SAF

Guarani aprova novo estatudo para virar SAF
O Guarani vive momento ruim na Série C - Fotos Raphael Silvestre / Guarani FC

Campinas, SP, 15 (AFI) – Em uma decisão histórica, o Guarani aprovou, em Assembleia Geral realizada na última quarta-feira (15), a reforma de seu estatuto social, abrindo oficialmente caminho para a transformação do departamento de futebol em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

A medida representa um marco na modernização da gestão do clube campineiro, alinhando-o com a nova realidade do futebol brasileiro.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

CAMINHO ABERTO

Com a aprovação da nova versão do estatuto, o Guarani agora tem respaldo legal para negociar e estruturar a criação de uma SAF, modelo que tem sido adotado por diversos clubes tradicionais como alternativa para atrair investimentos, sanear dívidas e profissionalizar a gestão esportiva.

A medida contou com apoio da atual diretoria, que já manifestou publicamente o interesse em concluir a transição para SAF até o final de 2025. O presidente do Conselho de Administração, Rômulo Amaro, declarou ainda em dezembro que propostas já estavam em análise e que o clube aguardava apenas a liberação estatutária para avançar nas negociações.

“Já temos propostas em andamento. Agora estamos trabalhando com o Conselho Deliberativo para a liberação do Estatuto e a introdução da SAF no Guarani”, afirmou Rômulo.

OUTRAS MUDANÇAS

Além da autorização para viabilizar a SAF, o novo estatuto do Guarani contempla outras mudanças significativas na estrutura administrativa do clube:

  • Participação dos sócios-torcedores nas eleições, desde que estejam com mensalidades em dia;
  • Redução no número de integrantes do Conselho de Administração, que passa de sete para três membros, buscando maior agilidade nas decisões estratégicas.

O estatuto anterior era datado de 2014 e, segundo a diretoria, já não atendia às demandas atuais do clube em termos de governança e transparência.

CENÁRIO ATUAL

Fora dos bastidores, o momento do Guarani dentro de campo exige atenção. O clube ocupa a zona de rebaixamento da Série C, somando apenas três pontos em cinco rodadas, com uma vitória e quatro derrotas.

O próximo desafio será no sábado (18), às 17h, contra o Floresta-CE, fora de casa, pela sexta rodada da competição.

Confira também: