Seria inacreditável não haver, por aqui, um 'ser' com a devida competência para dar consistência adequada ao selecionado.
O ex-meia Rivaldo não escondia a preferência para a contratação de um treinador brasileiro à função, por questão de identidade. Também, acho.
Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 13 (AFI) – O assunto que domina o noticiário esportivo foi a posição da CBF de contratar um treinador estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira, caso do italiano Carlo Ancelotti, que chega para receber R$ 5,3 milhões de salário.
Evidente que o histórico do profissional provocou aplausos da maioria, mas prefiro endossar a posição do ex-meia Rivaldo, que não escondia a preferência para a contratação de um treinador brasileiro à função, por questão de identidade.
Claro que discordo daqueles que colocam atribuição mínima de treinador ao sucesso de uma equipe de futebol, até porque a estruturação tática sofreu muita modificação comparativamente ao século passado, quando basicamente o atleta fazia a diferença.
Embora reconheça-se a devida importância do comandante técnico – porque a função requer muito estudo – convenhamos que seria inacreditável não haver, por aqui, um ‘ser’ com a devida competência para dar consistência adequada ao selecionado.
FALTA ESTRUTURA
Convenhamos que o buraco é um pouco mais embaixo, ou seja: hoje o material humano do futebol brasileiro é inferior a vários selecionados, e faz-se necessário repensar a estrutura desde as categorias de base, incentivando-se a busca do talento, da individualidade.
Que possamos resgatar valores de antigamente, quando se incentivava a molecada a ter prazer em jogar bola nos campinhos das escolas, visando o surgimento de uma nova geração com os valores de outrora.
Respeito quem pensa diferente, mas o assunto está posto.
Confira também:
- Kaká se dedica aos estudos e pode ajudar Ancelotti na seleção
- Por que Copa do Mundo representa 'trauma' na carreira de Carlo Ancelotti
- Lula elogia Ancelotti, mas diz que problema é a safra de jogadores
- Ancelotti possui mais seguidores do que todos os técnicos do Brasileirão
- Ancelotti confirma chegada à seleção brasileira e despedida do Real Madrid
Noticias Relacionadas
-
Coluna e colunistas
Sérgio Carvalho: Copa de 2026 começa com pé direito
05/12/2025 -
Coluna e colunistas
Arco-íris, o segundo clube amador mais antigo de Campinas
05/12/2025 -
Coluna e colunistas
Sérgio Carvalho: Flamengo campeão e Abel vice. Até quando?
04/12/2025 -
Coluna e colunistas
Ponte Preta não é clube para pagar R$ 100 mil de salários
04/12/2025






































































































































