Guarani demite Pastana e quer Elano e mais nomes em reformulação
Clube busca nomes para técnico, executivo, coordenador e preparador de goleiros
Guarani realmente vai fazer uma grande reformulação no seu departamento de futebol
Campinas, SP, 29 (AFI) – O Guarani realmente vai fazer uma grande reformulação no seu departamento de futebol. Apesar de ainda não ter oficializado a decisão, o clube optou pela saída do executivo Rodrigo Pastana e do coordenador Danilo Silva.
PROVÁVEIS NOMES
Ao mesmo tempo, o Guarani já busca nomes, tanto para comandar o departamento de futebol quanto para comandar o time. O clube paulista tem acordo para que Farnei Coelho, executivo do Ypiranga-RS, também da Série C, assuma o departamento.
Além disso, o Guarani quer que Elano seja o novo coordenador técnico. Aos 43 anos, Elano tem passagem marcante no Santos, mas iniciou sua carreira no Guarani. Fora dos gramados, foi treinador por Santos, Inter de Limeira, Figueirense, Ferroviária e Náutico.
Outro ex-Santos que pode pintar no Guarani é o técnico Marcelo Fernandes, de 54 anos, sem clube desde que deixou o Peixe em 2024. Marcelo Fernandes foi auxiliar fixo do Santos entre 2011 e 2024, sendo efetivado em duas oportunidades. Em 2017, teve uma saída para comandar a Portuguesa Santista, retornando em 2020 ao Peixe.
O treinador de goleiros Arzul, de 53 anos, que trabalhou no Santos entre 2009 e 2024, também está perto de acertar com o Guarani para o lugar de Gustavo Scalese, demitido recentemente.
PASSAGEM DE PASTANA NO GUARANI
A última passagem pelo Guarani foi um verdadeiro fiasco. Pastana errou nas contratações, na escolha dos treinadores, demonstrando ser apenas uma lembrança do bom executivo de futebol que foi em anos anteriores.
Retornando ao Guarani na temporada passada sob muita polêmica em razão de seu atrito com o ex-presidente Ricardo Moisés, Pastana chegou para salvar o time do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.
Além de não ter conseguido o objetivo, fez o Guarani passar vergonha com posições equivocadas, sendo lanterna (20º) da competição. Com Pastana, não houve qualquer evolução no time bugrino.
Mesmo assim, Pastana permaneceu no cargo para a atual temporada e fez a escolha do técnico Maurício Souza, sem muita experiência em equipes principais. No Paulistão, já houve uma decepção, com o Guarani fazendo uma campanha pífia, sequer conquistando uma vaga na Copa do Brasil.
Depois, mais contratações equivocadas, demonstrando que Pastana está totalmente desassociado com a realidade do mercado. Em três jogos na Série C, foram três rodadas, ou seja, 0% de aproveitamento. Os fatos e números demonstram que Rodrigo Pastana acaba sendo o responsável pelos últimos fracassos do time bugrino.


DENTRO DE CAMPO
Dentro de campo, o Guarani foi derrotado por 2 a 0 pelo Caxias-RS no Centenário, em Caxias do Sul (RS), pela terceira rodada. Com isso, é o único time que ainda não pontuou na competição, ocupando o 20º e último lugar.
O time volta a campo no domingo, às 19h, quando recebe o Botafogo-PB no Brinco de Ouro. O adversário tem cinco pontos, em sétimo lugar, e ainda não perdeu.






































































































































