São José x São Bento - Duelo de "Santos" no vale
O São José quer se firmar no G8, enquanto o São Bento busca afastar a crise e o risco de rebaixamento
O São José, que na última rodada vencia a Portuguesa Santista por 3 a 0 em jogo que não terminou devido a ameaças de racismo
Por: Rivail Oliveira
São José dos Campos, SP , 21 (AFI) – É um dos mais tradicionais duelos do interior de São Paulo: São José e São Bento se enfrentam neste domingo, às 16h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, prometendo altas doses de emoção.
O “duelo de santos”, entre joseenses e sorocabanos, pela 12ª rodada da Série A2, reunirá equipes que brigam por objetivos bem diferentes a quatro rodadas do final da primeira fase. O São José quer se firmar no G8, enquanto o São Bento busca afastar a crise e o risco de rebaixamento.
O São José, que na última rodada vencia a Portuguesa Santista por 3 a 0 em jogo que não terminou devido a ameaças de racismo – um caso que deve ser julgado pelo STJD da Federação Paulista – pode ver sua vitória confirmada, somando 15 pontos e entrando no G8, na sétima posição. A Águia do Vale, agora dirigida pelo ex-Bentão Paulo Roberto, busca um novo triunfo em casa, contra o time de Sorocaba, para solidificar sua caminhada rumo à segunda fase do estadual.
Para este jogo, o treinador joseense não tem nenhuma baixa. A novidade é o retorno do lateral-esquerdo Felipe Borges, depois de cumprir suspensão por expulsão.
Duelo nostálgico
O jogo também marca um interessante duelo nostálgico para o atual São Bento. No banco do São José estará seu ex-técnico, Paulo Roberto Santos, que tem uma história marcada por várias conquistas no time de Sorocaba. No Bentão, ele conquistou o acesso ao Campeonato Paulista em 2014, o acesso da Série D para a Série C do Brasileiro em 2016, o acesso da Série C para a Série B em 2017, e ainda o acesso em 2022 para a Série A1 do Paulistão.
Crise no Bentão
Em contrapartida, o São Bento segue vivendo seu “inferno astral” em 2025. A equipe está pressionada, sob a ameaça do rebaixamento, depois da derrota no meio de semana por 2 a 1, de virada, para o Santo André em Sorocaba. A derrota resultou na saída do técnico Luiz Carlos Martins, o segundo a deixar o clube – o primeiro foi Roberto Fonseca, que acertou com o Boa Vista-RJ.
O auxiliar técnico Fabiano Carneiro comandará o São Bento nas últimas quatro partidas do estadual: São José, Ferroviária, Linense e Rio Claro. O time treinou na sexta-feira e viaja para o Vale do Paraíba neste sábado. Para esse jogo, seguem fora do DM o volante Mauricio Maranhão e o atacante Matheus Chaves. O zagueiro Diogo Rangel, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, também está fora.
Caminhadas
Caso sejam confirmados os três pontos da vitória sobre a Portuguesa Santista, o São José somará 15 pontos em 11 partidas, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, marcando 12 gols e sofrendo nove, com aproveitamento de 45,5%. Vale lembrar que o técnico Paulo Roberto assumiu o time na nona rodada, após a derrota por 3 a 1 para o Santo André. Desde então, a equipe teve dois resultados positivos: vitória fora de casa por 1 a 0 contra a Ferroviária e 3 a 0 sobre a Portuguesa Santista.
Já o São Bento soma apenas nove pontos de 33 disputados (27,3% de aproveitamento), com duas vitórias, três empates e seis derrotas, marcando cinco gols e sofrendo 14. Nesta Série A2, Roberto Fonseca comandou o time por seis partidas; Luiz Carlos Martins, por quatro. Fabiano Carneiro assumiu provisoriamente no jogo contra a Portuguesa Santista e volta a dirigir a equipe nesta reta final. O Azulão de Sorocaba ocupa a 14ª posição e briga contra a “degola” com a Portuguesa Santista (9 pontos) e o Rio Claro (7 pontos), a quatro rodadas do fim da fase.
Retrospecto
O duelo entre os times azuis de Sorocaba e São José dos Campos é um dos mais conhecidos no interior do Estado de São Paulo. Segundo o site “O Gol”, as duas equipes já se enfrentaram em 35 partidas oficiais, com vantagem para o São Bento, que venceu 14 vezes, contra 9 vitórias do São José, além de 12 empates. Com mando da Águia, ocorreram 18 jogos, com seis vitórias do São José, cinco do São Bento e sete empates. Em Sorocaba, foram 17 confrontos, com nove vitórias do São Bento, três do São José e cinco empates.
No total de gols marcados, o time de Sorocaba leva vantagem, com 49 contra 40 do São José. O último jogo entre os dois ocorreu em 2024, pela Série A2, com vitória do São Bento por 2 a 0 no CIC. O primeiro confronto estadual entre eles aconteceu no dia 5 de março de 1981, quando o São Bento venceu o São José no Vale por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 12ª
-
Data:
- 23/02/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Salim Fende Chavez
-
Assistentes:
- Leandra Aires Cossette e Rian Carlos Lopes
-
Estádio:
- Martins Pereira
-
Local:
- São José dos Campos (SP)




































































































































