Santos convence Zé Rafael e avança na contratação do volante e de Rony

Volante ficou interessado em atuar com Neymar e atacante quer novos ares

Zé Rafael deve aceitar proposta e trocar o Verdão pelo Peixe, assim como Rony

Zé Rafael Palmeiras
Zé Rafael perdeu espaço no Palmeiras. (Foto: Divulgação)

Santos, SP, 25 (AFI) – Sonho antigo do Santos, Zé Rafael está cada vez mais próximo de acertar com o clube. Depois de ter recusado três propostas do alvinegro praiano, ele foi convencido de que uma mudança de ares seria positiva, já que não teria mais espaço no Palmeiras, informação confirmada pelo Estadão neste sábado (22).

O mesmo vale para Rony, bem mais encaminhado por seu ciclo ter acabado no alviverde, como enxerga a presidente Leila Pereira.

A diferença entre as negociações é que, no caso do meia, a perda da titularidade se deu por questões físicas.

Por conta de um problema crônico na coluna no último ano, Zé Rafael ficou de fora de jogos importantes. E na atual temporada, nem estreou por estar seguindo cronograma para se recuperar da condição. O Palmeiras entende que ele poderia ficar e lutar para retomar seu espaço, se quisesse.

Não é somente a situação no clube alviverde que pesa para Zé Rafael. Uma possível volta de Neymar ao Santos foi importante para entusiasmar e convencer o jogador. Ele chegaria para ser um nome importante de uma equipe em reconstrução liderada pelo craque.

O Palmeiras, por sua vez, está bem servido depois de ter contratado Emiliano Martínez, vindo do Midtjylland, da Dinamarca, ou seja, a liberação de Zé Rafael não teria muita resistência. Bastava, de fato, convencer o atleta. Assim, ele e Rony estão próximos de serem anunciados como reforços do Santos.

NÚMEROS DE ZÉ RAFAEL E RONY

Zé Rafael fez 37 jogos pelo Palmeiras em 2024, marca bem menor do que em 2023 e 2022, quando jogou 60 e 63 partidas, respectivamente. Além disso, começou como titular em só 29 dos compromissos da temporada passada, a maioria na primeira metade do ano. Ao todo, tem 308 jogos pelo clube, nenhum em 2025.

No caso de Rony, foram 63 participações, mas ele esteve no 11 inicial somente em 27 oportunidades, menos da metade de todos os jogos em que entrou. No total, desde sua chegada em 2020, o atacante tem 287 partidas com a camisa do Palmeiras, com 70 gols e 32 assistências, e, assim como Zé Rafael, não estreou em 2025.

Confira também: