Alagoano: Após saída de Evandro Guimarães, ASA confirma retorno de treinador

Maurílio Silva já dirigiu a equipe arapiraquense na temporada de 2017, quando foi eliminado nas semifinais do Estadual pelo CSA

Maurílio Silva já dirigiu a equipe arapiraquense na temporada de 2017, quando foi eliminado nas semifinais do Estadual pelo CSA

0002050430192 img

Arapiraca, AL, 15 (AFI) – Um dia depois de Evandro Guimarães deixar Arapiraca, o ASA confirmou que Maurílio Silva será o seu treinador na próxima temporada, quando disputará a Copa Alagoas e o Campeonato Alagoano. Em 2017, ele passou pela equipe alvinegra e foi eliminado nas semifinais do Estadual pelo CSA.

Ex-ponta do Palmeiras, do Paraná e de outras equipes importantes do Brasil, o novo comandante alvinegro tem feito bons trabalhos no Nordeste. Na temporada de 2019, passou por Treze e Nacional, durante o Paraibano; Altos, vice-campeão do Piauiense; e Juazeirense, que perdeu o acesso no Brasileiro da Série D para o Brusque, futuro campeão.

Maurílio Silva - Foto: Divulgação

Maurílio Silva – Foto: Divulgação

“Estamos numa corrida contra o tempo e não podemos deixar o tempo passar para definições como esta, por exemplo. De toda forma, toda a diretoria está empenhada em fazer o melhor pelo ASA”, afirmou Moisés Machado, presidente do clube de Arapiraca.

COMO VAI SER
O formato do Estadual de 2020 é o mesmo desta temporada. CSA, CRB, ASA, Coruripe, CSE, Murici, Jaciobá e CEO jogarão em turno único, todos contra todos. Os quatro primeiros avançam às semifinais, nas quais o líder enfrentará o quarto colocado, e o segundo pegará o terceiro. Por outro lado, o lanterna da primeira fase cairá para a Segunda Divisão Alagoana.

Cabe destacar que haverá diferença no critério de desempate nos mata-matas. Apesar de tanto semifinais e finais serem disputadas em dois jogos, a decisão do campeão sairá na disputa de pênaltis, caso haja empate no agregado após 180 minutos, enquanto os times de melhor campanha avançarão com igualdade no somatório da segunda fase.

VAGAS
Uma das principais novidades do regulamento diz respeito à distribuição das vagas em competições nacionais a que o Estado de Alagoas tem direito. De olho em 2021, o campeão vai garantir um lugar na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D, enquanto o vice seguirá apenas para a Copa do Brasil.

A segunda vaga na Copa do Nordeste ficará com o melhor clube alagoano no ranking de clubes da CBF. Este time, aliás, terá que disputar uma fase preliminar, antes do estágio de grupos. Além disso, o terceiro colocado do Estadual disputará um playoff com o campeão da Copa Alagoas para definir o terceiro representante do Estado na Copa do Brasil.

A Copa Alagoas será disputada por ASA, CEO, CSE, Coruripe, Jaciobá e Murici, entre 2 e 19 de janeiro, e dá uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2021 ao campeão. Os seis times jogarão em turno único, com os dois melhores avançando à decisão, que também só terá uma partida na casa do líder da fase classificatória.