TST derruba liminar, dá ganho de causa à CBF e libera jogos às 11 horas

Matinês estavam suspensas desde a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Matinês estavam suspensas desde a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

0002050437610 img

Campinas, SP, 17 (AFI) – Jogadores e técnicos não gostam nadinha. Os torcedores até aprovam. Já TV e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinam. De qualquer forma, os jogos às 11 horas voltaram a ser liberados pelo Tribunal Superior do Trabalho. As matinês estavam suspensas desde a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

A Justiça do Rio Grande do Norte tinha dado ganho de causa ao Ministério Público do Trabalho da 21ª Região (RN) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF). Os jogos estavam proibidos entre 11 horas e 14 horas. Agora, estão liberados entre 11 horas e 13 horas.

Vitória da CBF. (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Vitória da CBF. (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Apesar da decisão favorável à CBF, a Justiça determinou que os atletas recebam adicional de insalubridade caso a temperatura esteja acima dos limites toleráveis. A decisão ainda cabe recurso. A CBF ainda está proibida de organizar jogos entre 13 horas e 14 horas.

“Tais limites padronizados nas NR’s são fixados com base em uma realidade completamente distinta daquela suportada pelo atleta profissional que tem acompanhamento médico, hidratação, descanso, preparação física de alto rendimento. O TRT de Natal aplicou, por analogia, uma norma protetiva para um cortador de cana, por exemplo, que trabalha oito horas por dia, com uniformes pesados etc”, disse Maurício Corrêa da Veiga, advogado da CBF.