Ferramenta alemã utiliza a IA para democratizar o sonho de se tornar jogador de futebol no Brasil

Nova tecnologia, chamada CUJU, será lançada nesta sexta-feira, em evento com as presenças do volante Luiz Gustavo, o meio-campista Carlos Eduardo e o ex-goleiro Júlio César

Futebol
Foto: Reprodução/CUJU

Florianópolis, SC , 14 (AFI) – Vindo diretamente da Alemanha, o CUJU usa inteligência artificial para avaliar meninos e meninas por meio de exercícios de futebol selecionados, oferecendo oportunidades e chances iguais para todos. Gratuito para download, o aplicativo analisa e classifica os desempenhos individuais e, portanto, apoia o processo de reconhecimento, tornando aqueles que não possuem oportunidades visíveis de maneira mais objetiva.

Uma equipe internacional de cientistas esportivos, treinadores e olheiros desenvolveu exercícios padronizados e comparáveis para avaliar as habilidades básicas do futebol, como velocidade, agilidade, controle de bola e dribles. Cada participante será ranqueado e os melhores selecionados para uma etapa final, em Santa Catarina.

“O Brasil, Santa Catarina, é o melhor lugar para começar esse projeto moderno, que dá a todos as mesmas chances de serem vistos. Isso é incrível e eleva o futebol global a um novo nível”, diz Luiz Gustavo, ex-Bayern de Munique e hoje no São Paulo.

O volante é embaixador do aplicativo alemão e estará no evento de lançamento nesta sexta-feira (14), em Florianópolis, ao lado do ex-goleiro Júlio César e também de Carlos Eduardo e Élder Granja, outros entusiastas do projeto. Lá também será lançada a série “A Jornada”, que vai ao ar na TV Globo e que acompanhará alguns dos participantes do CUJU em busca do sonho de se tornar um profissional.

Os melhores ranqueados serão convidados exclusivamente para um torneio, no qual terão a oportunidade de mostrar suas habilidades no futebol para especialistas, treinadores e lendas do futebol. Os melhores jogadores masculinos e femininos de Santa Catarina terão a oportunidade de desenvolver suas carreiras em clubes profissionais na Europa, além da disputa por um prêmio em dinheiro de R$ 1 milhão, que será concedido ao melhor jogador e jogadora, seus clubes e comunidades de origem, com o objetivo de apoiar a família do futebol brasileiro.

O formato exclusivo do CUJU e a série “A Jornada” estreiam em Santa Catarina como o início de uma trajetória que será expandida por todo o país, com o intuito de se tornar o novo padrão do futebol brasileiro. O evento começa às 17h45, na Praça Floripa, localizada no Rooftop do CEU Empresarial, em Florianópolis.