ESPECIAL INTERNACIONAIS: Messi brilha de novo e Neymar tem ano para esquecer
Os favoritos foram campeões nos principais campeonatos nacionais pela Europa, com momentos distintos de seus craques
Os favoritos foram campeões nos principais campeonatos nacionais pela Europa, com momentos distintos de seus craques
Campinas, SP, 30 (AFI) – Com o ano de 2019 chegando ao fim, o Liverpool é tido como o melhor time do mundo na atualidade. A equipe de Jurgen Klopp venceu a Liga dos Campeões, lidera o Campeonato Inglês com larga vantagem e de forma invicta e vem de recente conquista do Mundial de Clubes contra o Flamengo.
Mas você se lembra dos principais campeões do futebol europeu em 2019? A temporada europeia tem início e final no meio do ano, ao contrário do que acontece no Brasil, com o calendário se iniciando em janeiro e terminando em dezembro. Dessa forma, muitos dos times campeões há seis meses já vivem momentos diferentes dos períodos de glória da última temporada. Outros seguem buscando permanecer como principal força em seu país.
Confira a retrospectiva dos principais títulos nacionais pela Europa na temporada 18/19:
CITY DE GUARDIOLA CAMPEÃO NA INGLATERRA
Apesar do domínio recente do Liverpool, o atual campeão é o Manchester City, do técnico Pep Guardiola. Os citizens disputaram ponto a ponto com os rivais de Liverpool e conquistaram o título de forma emocionante, com apenas um ponto de vantagem.
As duas equipes fizeram campanhas incríveis, com o City liderando com 98 pontos contra 97 dos Reds. Chelsea, com 72, e Tottenham, com 71, terminaram a competição bem distantes, mas completaram o G4.
Com a virada da temporada, imaginava-se que os dois seriam novamente os candidatos únicos ao título, mas apenas o Liverpool manteve o desempenho no mesmo nível, enquanto o Manchester City caiu de rendimento e não vem conseguindo acompanhar o adversário, que pode conquistar a taça pela primeira vez em 30 anos.
MESSI LEVA O BARÇA AO TÍTULO
Na Espanha, o Barcelona de Leonel Messi conquistou mais um título com sobras, o 26º do clube e o décimo do craque argentino. Para completar, o principal rival Real Madrid viveu temporada abaixo do esperado após a saída de Cristiano Ronaldo e não ficou nem com a segunda colocação, que foi do Atlético de Madrid, com onze pontos a manos que os catalães. O Real foi apenas o terceiro com 68 pontos.
O título ainda coroou mais uma temporada absurda de Messi, que foi eleito melhor jogador do mundo pela sexta vez. Ele foi ainda o artilheiro do Campeonato Espanhol com 36 gols, mais de um terço do Barcelo, que teve o melhor ataque da competição com 90.
CR7 TAMBÉM É CAMPEÃO
Se Messi foi campeão na Espanha, Cristiano Ronaldo também foi na Itália, mas sem o mesmo brilho. Em sua primeira temporada pela Juventus, o craque português ajudou a Velha Senhora a levantar a taça pela oitava vez seguida.
No entanto, a participação de CR7 no título foi menor do que se esperava. O atacante foi o quarto principal artilheiro do campeonato com 21 gols, um a menos do que Zapata, da Atalanta, e Piatek, do Milan, e cinco a menos do que o principal marcador da competição, o experiente Quagliarella, da Sampdoria.
PSG VENCE COM OU SEM NEYMAR
Outro craque campeão em 2019 foi Neymar, mas esse teve poucos motivos para comemorar. Em meio a polêmicas e lesões, o brasileiro teve um ano de pouco brilho e se viu ofuscado por outros companheiros no PSG, especialmente o francês Mbappe.
O PSG foi campeão com 91 pontos, bem acima do vice-líder Lille, com 75, mas Neymar não chegou sequer a figurar entre os principais destaques do campeonato, enquanto Mbappe foi o artilheiro máximo da competição com 33 gols. O brasileiro marcou 15 gols, ficando atrás de outros três jogadores, incluindo Edinson Cavani, mais um companheiro de PSG.
Esse foi o segundo título seguido do PSG, o sexto nos últimos sete anos, com sequência que foi interrompida apenas pelo Monaco, também de Mbappe, em 2016/2017. O Paris Saint-Germain é o terceiro maior campeão da França com dez títulos, ao lado de Nantes e Monaco. Acima está o Olympique de Marseille, com nove, e o Saint-Étienne, com dez.
BAYERN SEGUE HEGEMÔNICO
Na Alemanha também deu a lógica. O poderoso Bayern de Munique venceu novamente, mas dessa vez teve um certo trabalho. O sétimo título seguido veio por apenas dois pontos de vantagem em relação ao maior concorrente Borussia Dortmund.
Com domínio absoluto no futebol local, o Bayern chegou ao 29º título, muito acima dos demais adversários. O segundo maior campeão é o Nuremberg, com nove, seguido por Borussia, com oito, e Schalke, com sete.
Se a distância nos números parece cada vez maior, o Bayern começa a se preocupar com o surgimento de um novo adversário. O Red Bull Leipzig desponta como novo concorrente ao título e, apesar de não ter conseguido competir pelo título com Bayern e Borussia ainda, terminou a competição na terceira colocação, dando mostras de que pode entrar na briga nas próximas temporadas.





































































































































