Carioca: Saiba quais técnicos lutam pelo título e quais não querem cair
Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a competição tem cobertura pelo Portal Futebol Interior
Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a competição tem cobertura pelo Portal Futebol Interior
Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – O Campeonato Carioca de 2020, pasmem (ou não) começou oficialmente ainda em dezembro do ano passado, quando teve início a disputa da Seletiva. Após cinco rodadas, Portuguesa e Macaé avançaram à fase principal e lutarão pelo título. Americano, Nova Iguaçu, America e Friburguense, por outro lado, brigarão contra o rebaixamento.
A partir deste sábado, o quarteto encara o Grupo X, no qual apenas o líder se safa da queda e se garante na Seletiva de 2021. Os outros três, por outro lado, duelarão pelo Grupo Z, em que o lanterna estará rebaixado para o Carioca B1 de 2020, enquanto os dois primeiros também carimbam um lugar na Seletiva de 2021.
Paralelamente a isso, outros 12 clubes querem o título estadual. Como já é tradição, serão dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio. Os campeões de cada um deles se enfrentam na decisão. Caso um time conquiste ambos, será declarado vencedor sem decisão – a não ser que uma equipe tenha campanha geral superior. Nesse cenário, haverá um confronto final.
E O TREINADORES?
Pensando nisso, o Portal Futebol Interior traz ao leitor quais são os 16 treinadores do Cariocão – 12 focados no título e quatro querendo evitar a queda. Entre os nomes, destaque para o experiente Paulo Bonamigo, que já dirigiu equipes grandes, como Botafogo, Atlético-MG e Palmeiras, e estará à frente do Boavista.
Entre os medalhões, claro, vale citar Abel Braga. Após dirigir Flamengo e Cruzeiro na última temporada, ‘Abelão’, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Inter e brasileiro com o Fluminense, tenta retomar a carreira no Vasco da Gama.
Botafogo e Fluminense, por outro lado, apostam em técnicos da chamada ‘nova geração’. A Estrela Solitária segue com Alberto Valnetim, ex-Vasco e Avaí, enquanto o Tricolor das Laranjeiras contratou Odair Hellmann, ex-Inter.
Em litígio com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e com o Grupo Globo, que tem os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, o Flamengo, ao menos em um primeiro momento, usará um plantel alternativo. Assim, o português Jorge Jesus verá Maurício Souza sentado no banco de reservas.
Entre os pequenos, Eduardo Àllax também chama a atenção. Ele trocou o Boavista, onde permaneceu entre 2017 e 2019, acumulando 27 vitórias e 11 empates em 57 jogos, pelo Bangu, que tenta manter o embalo de 2019, quando foi semifinalista.
Álvaro Gaia, comandante que mais treinou o Independente e com passagens por Taubaté, Velo Clube e Mogi Mirim, e Josué Teixeira, ex-Remo, Cuiabá e ABC, são os nomes mais conhecidos entre os que lutarão contra o rebaixamento.
CONFIRA OS TÉCNICOS QUE LUTAM PELO TÍTULO
Bangu – Eduardo Àllax
Boavista – Paulo Bonamigo
Botafogo – Alberto Valentim
Cabofriense – Alfredo Sampaio
Flamengo – Maurício Souza
Fluminense – Odair Hellmann
Macaé –Mário Júnior
Madureira – Toninho Andrade
Portuguesa – Rogério Corrêa
Resende – Edson Souza
Vasco da Gama – Abel Braga
Volta Redonda – Luizinho Vieira
SAIBA QUAIS SÃO OS TREINADOR QUE QUEREM EVITAR REBAIXAMENTO
America – Álvaro Gaia
Americano – Josué Teixeira
Friburguense – Cadão
Nova Iguaçu – Hermes Júnior






































































































































